Coordenadoria Executiva de Comunicação

Programa Conecta Benevides vai inovar o dia a dia do município e de empresas

O objetivo é fortalecer negócios e empreendimentos focados na inovação socioambiental e dos processos governamentais do município, unindo tecnologia e soluções mais ágeis, tornando Benevides uma das primeiras cidades inteligentes do Estado.

08/07/2021 08h55 - Atualizada em 08/07/2021 15h45
Secom

Com o objetivo de melhorar e contribuir com o ecossistema de inovação e produção tecnológica dentro do município, a Prefeitura Municipal de Benevides lançou o programa de incentivos “Conecta Benevides”. Um programa de inovação focado em identificar e acelerar produtos e serviços, focados em melhorar os processos e os serviços públicos prestados a população e empresas do  município, dando inicio a transformação do munícipio em uma cidade inteligente e moderna. 

O Programa de Inovação vai tornar Benevides uma das primeiras cidades inteligentes do Estado do Pará.

O programa vai selecionar até duas startups em fase de pré-aceleração prototipagem e primeiras vendas, e investir até R$ 50 mil como forma de aceleração, para que sejam desenvolvidos produtos e serviços inovadores nas áreas socioambiental e de tecnologia governamental, dentro do município. Os negócios selecionados, vão desenvolver serviços para a Prefeitura de Benevides pelo período de um ano. 

Após as inscrições, será feita a identificação de talentos e atração de pessoas e a validação das ideias e projetos, através de workshops de pré-aceleração. 

A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, diz que o programa é um dos grandes compromissos de campanha que começa a ser iniciado nos próximos meses e vai beneficiar jovens talentos e o município. “Esse projeto de inovação vai desenvolver ainda mais Benevides. Uma das metas é ampliar a cobertura de internet na cidade, implantar aplicativos de mobilidade, realizar o sistema de monitoramento 24 horas e tornar o município integralizado virtualmente. Benevides, assim, será uma das primeiras cidades inteligentes do Estado do Pará”, reforça a chefe do executivo municipal. 

José Mattos, coidealizador do projeto, diz que o conceito de cidade inteligente já se consolidou e é realidade em países desenvolvidos. Já movimenta, movimentando um mercado global de soluções tecnológicas, que foi estimado em US$ 408 bilhões em 2020. “No nosso país e principalmente na Amazônia, iniciativas assim ainda são raras. Benevides dá um grande passo em direção ao futuro e automação. Certamente vai desenvolver ainda mais o município e contribuir e reforçar o talento dos jovens. A ideia do programa foi levada e debatida com a gestão estadual, através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia – SECTET, para num segundo momento, esses avanços alcançarem o povo paraense de forma regionalizada, disse. 

O edital de chamamento público será publicado nos próximos dias pela Prefeitura Municipal de Benevides.