Coordenadoria Executiva de Comunicação

Alunos da Rede Municipal de Benevides elegem representantes de turma

Cada turma apontou candidatos com perfis para líder de turma.

25/03/2022 11h34 - Atualizada em 25/03/2022 17h40

Nessa sexta-feira, 25, os alunos do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Benevides, pela primeira vez, escolheram seus representantes de turma de uma maneira diferente. O ano de 2022 é de eleição, em que os brasileiros vão exercer a democracia, na escolha de presidente da República, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal.

Durante a semana, como inspiração, as escolas se mobilizaram para o exercício da cidadania, uma prática que demonstra desde cedo a importância do voto para uma sociedade. A criatividade na campanha tomou grandes proporções, na confecção de santinhos dos candidatos, título de eleitor, urna para voto impresso e urna eletrônica, como uso de aplicativos, e bastante mobilização.

O projeto "Assembleia com Eleição de Representantes de Turma", idealizado pela professora Kelly Calderaro, coordenadora de Programas e Projetos, da SEMED, é mais um projeto que faz parte do plano de governo, com o objetivo de formar cidadãos para a cidade.

A Prefeita, Luziane Solon, elogiou alunos e profissionais e os incentivou na boa prática.

É muito importante, porque desde cedo vamos ensinar as nossas crianças a importância e a valorização do exercício da democracia. Em breve, irei visitar as escolas para conhecer os representantes que foram eleitos”, disse a Chefe do Executivo.

Cada turma apontou os candidatos com perfis para líder. Os alunos, então, se candidataram apresentando suas propostas. O estudante, Pablo Duarte, de 13 anos, é um dos candidatos a representante de turma. Segundo ele, a proposta é que, se for eleito, vai implantar a política da boa convivência em sala de aula.

“Minha proposta é melhorar a convivência da minha turma. Se alguém não estiver gostando de algo ou acontecer alguma situação, eu vou reunir todos com a coordenadora pedagógica, solucionar os problemas e, assim, melhorar nossa convivência para ninguém ficar triste”, explicou o estudante.

Como em uma sessão eleitoral, os estudantes saíam de suas carteiras em direção à urna para o voto secreto. Todos aguardavam ansiosos para o ato político. A aluna, Pristina Figueiredo, de 12 anos, foi uma das eleitoras.

“Está sendo um momento bem legal. Não são todos que eu vejo que tem características para ser um bom candidato, mas tem alguns que tem. Eu espero que àqueles que ganharem façam um bom partido”, disse a aluna.

Keila Sousa, professora, conta que esse processo de eleição contagiou toda comunidade escolar. “Está sendo uma experiência fantástica. Os alunos estavam ansiosos para esse momento, com muita vontade de votar. Estamos em um ano eleitoral, então, esse projeto veio para mostrar para eles o quanto é importante o direito de escolha como exercício da democracia”, disse a professora.

A Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, parabenizou a mobilização nas escolas e falou sobre a importância de construir valores democráticos no exercício da cidadania. “Muito bom contribuir para que nossos alunos, a partir da própria sala de aula, exercitem seus direitos e deveres, com a consciência que todos somos responsáveis pela construção da sociedade que queremos”, disse a secretária