Coordenadoria Executiva de Comunicação

Programação cultural em Benevides marca a importância do dia 30 de março.

O município foi o primeiro na Amazônia a libertar os escravos e o segundo no Brasil, quatro anos antes da Lei Áurea.

29/03/2022 09h38 - Atualizada em 29/03/2022 14h50
Secom

Benevides, na Região Metropolitana, celebra nesta quarta-feira (30), a libertação dos escravos no município. A data histórica municipal marca o fim de uma era de sofrimento e angústias. Benevides foi a primeira cidade da Amazônia a libertar os escravos, em 30 de março de 1884, quatro anos antes da Lei Áurea, publicada em 13 de maio de 1888. 

Este acontecimento histórico, é motivo de muito orgulho para todos do município que ficou conhecido como "Berço da Liberdade". Para relembrar as conquistas da data, a Prefeitura de Benevides montou uma programação especial, com resgate histórico, música e palestras que reforcem a importância da igualdade e o contexto histórico municipal. As escolas municipais ao longo de todo o dia 30 de março, terão programação com teatros e contação de história sobre o período. 

A partir das 18 horas, no Ginásio Municipal Nagibão, acontece a programação cultural, com entrada gratuita, para os munícipes e convidados. Segundo a Prefeita de Benevides, Luziane Solon, o momento é de reflexão sobre a igualdade e a não distinção de raça.

"Benevides é rica na história. Já nascemos sendo destaque na Amazônia e objetivo deste evento é justamente fazer com que as novas gerações saibam da importância de Benevides para a história nacional. Trabalhamos, ainda, com as crianças e adolescentes, a importância da igualdade e a libertação de todos os preconceitos", disse. 


História 
Benevides foi a primeira e maior colônia europeia fundada na Amazônia, em 13 de junho de 1875. Transformada em colônia nacional, recebeu os nordestinos flagelados pela seca. Representada pelo presidente Visconde de Maracaju, na época, denominado “Colônia de Nossa Senhora do Carmo de Benevides”, aconteceu um dos atos mais importantes da história brasileira: a libertação dos escravos, no dia 30 de março de 1884, rompendo os grilhões da escravatura e iniciando a luta contra a desumanidade e preconceitos impostos aos negros. 

 Programação: 
- Grupo tambores da terra 
- Apresentações artísticas com alunos 
- Moveart Cia Blessed 
- Maiara Almeida e Vozes do Fulô 

Serviço:
Programação Berço da Liberdade, nesta quarta-feira (30), no Ginásio Nagibão, a partir das 18horas.