Gabinete da Prefeita

Alunos da Rede Municipal de Benevides aprendem interagindo com a natureza por meio do Projeto TiNis, Terra das Crianças

A TiNis é uma ferramenta para o Desemparedamento das Infâncias.

26/04/2023 07h58 - Atualizada em 23/08/2023 09h57
Secom

Os alunos da turma do Pré II e 1° ano da Escola Fiore fizeram uma experiência diferente na última semana, de 17 a 20 de abril.

O projeto TiNis – Terra das Crianças foi implementado na escola e, segundo a gestora, Gracilene Sodré, ele já está no calendário letivo. “O objetivo é dar às crianças a oportunidade de aprender fora da sala de aula, de maneira lúdica e em contato com a natureza, e tornar a escola cada vez mais sustentável”, falou a gestora.

TiNis – Terra das Crianças surgiu no Peru, foi fundado pelo educador social Joaquin Leguia, e veio para o Brasil pelo Instituto Alana em parceria com a Gisele Bündchen. Em Benevides, o projeto se estabeleceu em parceria com a Prefeitura de Benevides desde o ano de 2022. 

A representante do projeto TiNis, Caroline Antunes, bióloga e pedagoga, explicou como o projeto pode ser benéfico para as crianças. “A TiNis é uma ferramenta para o ‘desemparedamento das infâncias - atividades ao ar livre - para levar as crianças pro lado de fora, para proporcionar aprendizagens pela natureza e trazer esse aspecto das brincadeiras com materiais simples, orgânicos, de volta para dentro da escola.” 

A TiNis é um espaço também para as crianças poderem explorar, plantar, cuidar, criar um vínculo com a natureza, fazer pesquisas, investigações, além de ser um espaço que possibilita aprendizados no âmbito pedagógico, como ciências e matemática. 

Caroline Antunes destaca também o aprendizado no âmbito socioemocional, “por exemplo, como a natureza nos acolhe nos momentos de tristeza, quando planto algo e não nasce, como eu lido com essa frustração, como a natureza me envolve de outras formas e eu elaboro outras coisas, e até mesmo na brincadeira coletiva, quando quero um brinquedo que está com o meu amigo, como eu lido com essa disputa. Dá margem para esse tipo de relação ir se desenvolvendo fora da sala de aula”.

As crianças fizeram experiências em três ambientes diferentes: uma cozinha composta pelos elementos naturais e produtos artesanais, como panelinha, pilão, martelinho, colher de pau, colorau, urucum, e etc, um ambiente apenas com argila e outro para pesquisa, com uma lupa as crianças puderam ver mais de perto as sementes, flores, folhas, e outros recursos naturais. 

Os alunos Gabriel, Maria Heloísa, Wael e Ana Carolina, de 5 anos, estavam felizes brincando de cozinhar usando folhas, terra, argila, água, açafrão, colorau, urucum, e outros recursos naturais. “Estamos fazendo feijão, carne e bolo. Já vai ficar pronto”, disse Ana Carolina.

As crianças também aprenderam a fazer as podas das plantas na TiNis.

Bianca Gomes da Silva, de 5 anos, se divertia brincando com argila: “Essa brincadeira é muito legal!”.

E assim as crianças têm outras experiências na escola fora da sala de aula, com a interação com os elementos da natureza.

A professora a Caroline Antunes fez o percurso também com as professoras para trocar vivências, experiências e observações. 

A professora, Elizangela da Silva Soares, pedagoga, trabalha no Fiore há seis anos, e disse que essa prática pode ser estimulante não somente para as crianças, mas também para os profissionais da educação.

“É uma forma de eles experimentarem o novo, criarem, expandirem a imaginação, uma coisa que eles têm muito e esses materiais com os quais eles estão brincando são coisas novas que eles não veem na sala de aula, e o ambiente da escola é seguro, onde eles podem ser livres e brincar juntos. E nós, adultos, ficamos maravilhados de ver como eles são criativos. Estou amando conhecer a Tinis, trabalhar com eles aprender um pouco mais, especialmente como tirá-los da sala e colocar todo esse trabalho em prática com eles", disse. 

Por Ana Lídia (CECOM)