Gabinete da Prefeita

Alunos e professores da Rede Municipal são premiados na segunda edição do projeto #PartiuIdeb

Alunos e professores das escolas municipais Manoel Trajano, Pirilampo, Antonina Garcia, José Salomão, e Rafael Gomes, foram condecorados com medalhas, celulares, fones de ouvido e caixas de som.

18/02/2024 21h55 - Atualizada em 18/02/2024 22h18
Secom

Por meio do projeto #PartiuIdeb, na última sexta-feira, 16, estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino, foram premiados na presença das famílias e de toda a comunidade escolar, uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Centro de Formação e Pesquisa de Benevides. 

A premiação é resultado de um percurso de estudos e pesquisas feito pelos alunos do 5 e 9 ano em 2023. 

O projeto tem como objetivo expandir as habilidades dos estudantes, mirando na qualidade pública de ensino do município, mas também na preparação dos estudantes no presente para o futuro. 

Segundo a aluna, Mayne Rebeca, 11 anos, a maratona de preparação foi desafiadora, mas foi durante a maratona que despontou o gosto pela matemática, por conta do método usado pela professora. 

“Durante a nossa preparação, minha professora foi muito boa, fez eu gostar de matemática. Eu não sabia divisão, de jeito nenhum. Eu não aprendia de jeito nenhum. E aí ela foi e deu uma aula excelente, que fez eu gostar de matemática. Muito feliz de ter os professores comigo me ajudando, não foi fácil porque foi muito trabalho para chegar até aqui. Então só felicidade por ter conquistado esse prêmio”, conta. 


A comunidade escolar se envolveu ativamente na preparação dos estudantes, com promoção de aulas nas escolas aos sábados, aplicação de Teste de Monitoramento da Aprendizagem (TMA), diálogos e motivação com os alunos nas salas, aulões online de Língua Portuguesa e Matemática, aulões presenciais contemplando os estudantes do centro e dos distritos, formação específica para os professores, busca ativa escolar, feiras e ações educativas, momento de relaxar com a psicóloga, intervenção em campo feita pelos técnicos da SEMED, com vibrações positivas para que eles se sentissem seguros e capazes.


Para  o estudante Éric Rian, 15 anos, o apoio da equipe escolar foi primordial para que ele estivesse preparado, e fala sobre o sentimento da turma de ter conquistado a premiação. 

“É difícil descrever o que eu sinto porque foi algo que nunca acontecido na minha vida. Então, eu tô até nervoso por conta de algo que eu não imaginei que ia acontecer. Durante esse ano, os professores, os coordenadores, vieram trabalhando intensamente com a gente, com a escola inteira, com material didático e tantas outras motivações. A gente foi se dedicando, foi evoluindo cada vez mais, e aí resultou nessa grande conquista. Não sei o que dizer mais. Estou super feliz”, expressou o estudante.

No dia da premiação, alunos e professores das escolas municipais Manoel Trajano, Pirilampo, Antonina Garcia, José Salomão, e Rafael Gomes, foram condecorados com medalhas, celulares, fones de ouvido e caixas de som. 

A Prefeita Municipal, Luziane Solon, acompanhada da comitiva de gestão, entregou medalhas e prêmios para cada estudante em homenagem.

“Toda conquista, após uma maratona de preparação com muito estudo e pesquisas feitas pelos nossos alunos, precisa ser celebrada. Eles merecem por todo esforço que fazem pela busca do conhecimento. A educação transforma vidas. Em Benevides, tem sido assim, com a participação de todos da comunidade escolar”, afirmou a gestora municipal. 

Benevides, se mantém em 1º lugar do norte pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo o 1º lugar em todo o território paraense no fundamental I e II e o 1º lugar da região norte no fundamental II, apontou o último índice de 2021.