Benevides avança no plano de arborização com plantio de 160 mudas na Av. João Fanjas
Ação integra meta de 100 mil novas árvores no município, unindo crescimento urbano e planejamento ambiental responsável.
Secom
Nesta segunda-feira, 12, a Prefeitura de Benevides por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), organizou uma ação de plantio de 160 mudas de Resedais e Ipês na Av. João Fanjas. No total, 520 novas árvores serão plantadas por todo o trecho da avenida.
A ação faz parte do plano de governo municipal que planeja plantar 100 mil novas árvores no município, tanto nas aéreas urbanas, com parceria com a Secretaria Municipal de Obra, Viação e Infraestrutura (SEMOVI), quanto nas áreas rurais, com a ajuda da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), com o Viveiro Municipal de Mudas.
De acordo com a engenheira florestal da SEMMAT, Wanessa Amaral, o plantio segue critérios técnicos que garantem a escolha das espécies mais adequadas para cada local. “A gente faz um estudo para saber qual será a melhor árvore para ficar nesse perímetro. Um exemplo, aqui na João Fanjas, a gente tem essa nova iluminação em LED. Essa iluminação é muito específica, ela não pode ser totalmente sombreada. Então, tem muitas espécies que não podem ficar aqui. Diante desse estudo, a gente decidiu que a Resedá vai ser plantada próximo a essa área, onde está o poste, porque não vai prejudicar a luz que vem do poste”, explicou.
A secretária de meio ambiente, Maria do Socorro, reforçou que o trabalho busca conciliar o crescimento urbano com o planejamento ambiental adequado. “O objetivo é, à medida que a cidade vai sofrendo as intervenções urbanas de asfaltamento, drenagem, toda essa intervenção, a gente vem e faz o plantio para que seja um plantio ordenado, responsável, que não seja aquele plantio que depois precisa ser retirado porque veio uma intervenção asfáltica ou de drenagem”, destacou.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Benevides em promover o desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental, no ano da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, Benevides segue sendo um exemplo em garantir mais áreas verdes para todo o município.