Gabinete da Prefeita

Benevides inicia projeto para transformar escolas em espaços verdes e reforçar a resiliência climática

Parceria com a Urban95 e o Ateliê Navio busca adaptar territórios vulneráveis às mudanças climáticas, promovendo educação ambiental e o desenvolvimento infantil.

23/05/2025 09h18 - Atualizada em 23/05/2025 09h23
Secom

A Prefeitura de Benevides, por meio da Coordenadoria da Primeira Infância e o Centro de Formação e Pesquisa, deu início a um importante projeto que visa a criação de espaços naturalizados nos centros municipais de educação infantil e escolas de ensino fundamental.

Na manhã da última quinta-feira, 22, gestores escolares e arquitetos do município participaram de uma reunião para conhecer o projeto, cujo o objetivo é transformar os ambientes externos das instituições de ensino em espaços que promovam o contato com a natureza, estimulando o desenvolvimento infantil e o desemparedamento nas escolas, e fortalecendo a resiliência climática. 

Ursula Trancoso, diretora do Ateliê NavioA iniciativa é realizada pela Urban95, organização parceira do município no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a primeira infância, e conta com a colaboração do Ateliê Navio, referência nacional em arquitetura e urbanismo com foco em espaços educativos. A diretora do Ateliê, Ursula Trancoso, esteve presente e falou sobre a importância da proposta:

“A gente veio aqui iniciar o projeto de escolas verdes para a resiliência climática. A ideia é justamente pensar as escolas como esse lugar potencial para falar sobre questões da emergência climática e da justiça climática. Queremos transformar os espaços ao ar livre utilizando a naturalização e soluções baseadas na natureza, para que as crianças tenham atividades que integrem essa nova paisagem e essa nova proposta pedagógica.”

Segundo Ursula, o projeto busca consolidar as escolas como pontos estratégicos para a formação de uma consciência ambiental, promovendo a integração entre educação, meio ambiente e ação climática: “A proposta é que esses processos pedagógicos venham integrados à transformação física do espaço, para que possamos pensar as escolas como protagonistas nesse debate. Esse movimento também dialoga com o contexto político atual, com a aproximação da COP e com o posicionamento que Benevides quer assumir diante das questões ambientais.”

Este projeto representa um passo importante para o fortalecimento da educação ambiental em Benevides e na construção de ambientes educativos que conciliam o bem-estar das crianças e o compromisso com a sustentabilidade.