Gabinete da Prefeita

Equipe de Acompanhamento Escolar em estudo: foco no SAEB, o desafio dos alunos de 5º ano da Rede Municipal de Ensino

O encontro é um passo fundamental para alinhar práticas educativas que promovem avanços na qualidade da educação

31/07/2025 15h54 - Atualizada em 01/08/2025 10h31
Secom

Chamada para as aulas! Nesta quarta-feira, 30, Coordenadores de Polo do Núcleo Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, receberam orientações importantes com base nas devolutivas sobre os Testes de Monitoramento de Aprendizagem (TMA) realizados para os alunos das turmas de 5° ano das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME).

O encontro formativo, ministrado pelos Professores de Língua Portuguesa e Matemática, Karinne Capeloni e Kalilo Brasil, respectivamente, teve foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O principal objetivo foi retomar os pontos que foram aplicados no T.M.A, e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, fazendo um comparativo entre o primeiro e o quinto teste aplicados. “Este momento teve o intuito de discutir a respeito de estratégias que possam sanar as lacunas dos estudantes, a fim de esgotar possibilidades para um aprendizado cada vez mais exitoso e significativo”, esclareceu a Professora Karinne Capeloni.


Durante a formação, os profissionais analisaram as habilidades previstas no currículo escolar e se elas estão realmente consolidadas entre os estudantes. A partir dessas avaliações e principalmente do comparativo realizado, discutiram planos para aprimorar o processo de ensino, visando atender às necessidades específicas identificadas nas avaliações anteriores.

O diálogo destacou a importância de compreender os obstáculos que dificultam a aprendizagem dos alunos nesta etapa crucial, como lacunas em gêneros textuais e a análise de seus elementos, interpretação, raciocínio lógico, entre outros.

Os formadores apresentaram propostas para fortalecer o acompanhamento pedagógico, visando melhorar os resultados e garantir avanços no SAEB, além de levar a compreensão para a necessidade do aperfeiçoamento do aprendizado, com base nos recursos que são utilizados em sala de aula: “O propósito dos recursos expostos em sala, exige uma finalidade. Caso isso não ocorra, os mesmos somente decoram o ambiente”, disse o Professor Kalilo Brasil.