Gabinete da Prefeita

Trote Ecológico: Retorno das aulas é marcado pelo movimento "Benevides mais verde, mais florida e alfabetizada"

A presença da natureza nos ambientes escolares desempenha um papel essencial contribuindo para a regulação da temperatura, diminuição da poluição e enchentes nas cidades, já que as escolas estão distribuídas em vários pontos urbanos. 

05/08/2025 09h01 - Atualizada em 05/08/2025 12h27
Secom

O início do segundo semestre do ano letivo, na última segunda-feira, 04, foi marcado por muito acolhimento, esperança e alegria nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Benevides. 

Recomeçamos o semestre com o Projeto EcoAlfabetiza, um trote ecológico, que movimenta o programa "Benevides mais verde, mais florida e alfabetizada", a ação de plantação de árvores ipês, uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semmat), estimula nos alunos o cuidado e amor pela natureza, com o propósito de arborizar a cidade para as infâncias e toda a população. 

"Ver cada criança colocando suas mãos na terra, com olhos brilhando de entusiasmo, foi uma lição viva sobre cuidado, pertencimento e responsabilidade", conta a gestora escolar Rosivânia Marques, da EMETI Madressilva. 

Segundo um estudo do Unicef (Fundo das Nações Unidas), 99% das crianças e adolescentes no mundo estão expostos a pelo menos um risco climático ou ambiental. 

A presença da natureza nos ambientes escolares desempenha um papel essencial contribuindo para a regulação da temperatura, diminuição da poluição e enchentes nas cidades, já que as escolas estão distribuídas em vários pontos urbanos. 

Foram plantadas pelas crianças nos quintais, árvores de Ipê, plantas de grande porte das espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus. Os Ipês são muito conhecidos pela beleza, exuberância das flores e diversidade de cores, com ampla distribuição em todas as regiões do Brasil. 

"Foi muito legal e importante. Não vejo a hora de ver essa árvore grande", disse uma aluna. 

Além da preocupação com as mudanças climáticas, Benevides pratica no ambiente escolar o desemparedamento das infâncias.

Desemparedar as infâncias significa considerar que as crianças também podem e têm direito de aprender fora de quatro paredes, que é a tradicional sala de aula, aproximando-as cada vez mais da natureza, com estímulos para se desenvolver ao ar livre.

Promover o letramento, além de alfabetizar as crianças, forma leitores capazes de compreender, interpretar, e desenvolver saberes, movendo-os para a transformação da realidade em que vivem. 

Benevides, Cidade das Crianças, e educação pública de qualidade no Pará.