Merenda Escolar de Benevides fortalece Agricultura Familiar e garante Alimentos Saudáveis para mais de 15 Mil Alunos
Prefeitura de Benevides amplia a compra direta de produtores locais e aposta em cardápio com itens regionais e agroecológicos para impulsionar a segurança alimentar e a economia local
Secom
O agricultor Antonio Ribeiro celebra sua primeira participação no programa, expressando o orgulho de fornecer alimentos saudáveis para os estudantes.
Nesta semana, a sede da Secretaria Municipal de Educação de Benevides (SEMED) foi ponto de entrega e distribuição de alimentos da agricultura familiar, para abastecer a merenda escolar de mais de 15 mil alunos das redes municipal e estadual no município. A ação reforça o compromisso da Prefeitura com a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, ao mesmo tempo em que fomenta a economia local.
O agricultor Antonio Ribeiro, de 60 anos, da comunidade rural Margarida Alves, participa do programa pela primeira vez e celebra a oportunidade de fortalecer a renda familiar. "Fico feliz por ter a oportunidade de fornecer uma alimentação saudável para os alunos. Eu tenho muito orgulho de ser produtor rural e morar em Benevides!", afirmou o produtor. A participação de Antonio e de outros 13 produtores rurais na iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), foi viabilizada por meio de um chamamento público.
A união faz a força! Produtores da agricultura familiar se reúnem para entregar alimentos frescos e saudáveis que irão abastecer a merenda escolar de Benevides.
O produtor rural destaca o cuidado com a qualidade dos alimentos, cultivados sem produtos químicos.
Jorge Cunha, agricultor do Murinin, já fornece produtos há dois anos e destaca o cuidado com a qualidade. “A gente visa a qualidade, pois a gente sabe que vai para a mesa dos estudantes e a gente garante produtos de qualidade! Evitamos produtos químicos em nossos alimentos, trabalhando de forma orgânica, natural em nossa compostagem. Isso me dá muito orgulho!”, declarou Jorge, que se uniu a outros cinco produtores de sua comunidade para fortalecer a parceria. "Acredito muito que a união faz a força dentro da nossa comunidade. Por isso, nos juntamos para servir de exemplo para outros produtores locais fazerem o mesmo. A gente cuida com o maior carinho lá na horta, na roça, sabendo que vai direto para a mesa dos nossos estudantes. Me sinto muito feliz!".
O programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) tem como diferencial em Benevides a inclusão de alimentos típicos da região no cardápio escolar. A servidora da SEMAGRI, Kássia Ripardo, explica que a regionalização do cardápio aproxima os alunos de seu dia a dia. “Conseguimos este ano a macaxeira, o milho, a manga regional… são coisas que as crianças estão acostumadas a comer e a ter no quintal de casa e vão comer na escola também. E a gente está nessa busca de colocar mais produtos regionais, como por exemplo, o mel de abelha, o açaí in natura e o cacau em pó”, disse.
A merenda escolar de Benevides é um exemplo de como é possível valorizar o produtor rural local, com foco na qualidade e nutrição.
O programa une produtores, gestão pública e a comunidade escolar em prol de um futuro mais saudável.
A gestão municipal investe na qualidade e segurança alimentar desde 2021, com a compra direta de produtos locais através de chamamento público, que aumentou de quatro produtores em 2022 para 14 pordutores rurais individuais em 2025. Nesta segunda entrega do contrato de 2025, já foram entregues mais de 7 toneladas de alimentos pelos produtores individuais fora os produtos das cooperativas. Benevides também se destaca ao ser inserido em um plano piloto de produção agroecológica e alimentação escolar, ao lado de outros municípios como Abaetetuba, Barcarena e Marituba.
A produção apresentada, é de alta qualidade e que será reconhecida como agroecológica, visa superar os 30% exigidos pelo PNAE e garantir que os alunos tenham acesso a alimentos saudáveis, que contribuem positivamente para o rendimento escolar. A Prefeitura de Benevides, via SEMAGRI, já implementa a assistência técnica aos produtores, com orientações para a diminuição do uso de defensivos agrícolas.
A nutricionista Izineide Noronha fala sobre a variedade do cardápio e a inclusão de alimentos regionais como a farinha de tapioca e o tucupi.
A cidade se consolida como referência em segurança alimentar, com a aposta em produtos agroecológicos e regionais.
A nutricionista Izineide Noronha destacou a variedade do cardápio da merenda escolar: “É de fato um alimento mais fresco, natural, livre de agrotóxico, vindos da agricultura familiar. E, em breve, teremos ainda mais novidades como a farinha de tapioca, o tucupi e outros produtos regionais que ainda serão incluídos em nosso cardápio. Acaba sendo também uma valorização do nosso hábito alimentar local, ofertando alimentos que fazem parte da nossa região, do nosso cotidiano, valorizando o produtor rural de Benevides. É com um enorme prazer que a gente faz este trabalho para cada estudante do nosso município”.
Benevides é inserido em um plano piloto de produção agroecológica e alimentação escolar, o que demonstra o pioneirismo do município.
A merenda escolar em Benevides aposta em um cardápio com itens regionais e agroecológicos para impulsionar a saúde e o desenvolvimento dos alunos.
Mais de 7 toneladas de alimentos já foram entregues pelos produtores individuais nesta segunda entrega do contrato de 2025, um marco para a agricultura familiar local.
A assistência técnica da SEMAGRI orienta os produtores para a diminuição do uso de defensivos agrícolas, promovendo uma produção mais sustentável.
ABAIXO VEJA MAIS FOTOS DA FORÇA TAREFA MONTADA PARA GARANTIR COM QUE ALIMENTOS DE QUALIDADE CHEGUEM PARA MAIS DE 15 MIL ALUNOS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES: