Gabinete da Prefeita

Prefeitura de Benevides promove curso para certificar servidores com o benefício da paternidade estendida 

O objetivo é oferecer um tempo maior de presença e participação paterna na vida do bebê 

22/09/2025 14h54
Secom

Mais um curso para assegurar a paternidade estendida aos servidores municipais de Benevides foi promovido pela Prefeitura. A atividade, dividida em etapas on-line e presencial, foi realizada no auditório do Centro de Formação. Os papais participantes, após a conclusão e de posse do certificado, asseguram um período maior de licença paternidade. A Lei Federal prevê 5 dias de licença, mas é flexível quanto ao intervalo. Em junho de 2024, a Prefeitura de Benevides sancionou a Lei Municipal de Paternidade Protetiva e Afetiva, que amplia este tempo para 30 dias.


O objetivo da chamada paternidade estendida, como explica a equipe do Programa Primeira Infância, responsável pelo curso, é incentivar um maior envolvimento do pai nos cuidados com o bebê, participação que deve começar ainda no pré-natal.
Durante o curso, os pais comentaram a emoção de, por exemplo, sentir o bebê mexendo na barriga da mãe, mas também foram lembrados da responsabilidade e do compromisso de ser um pai presente na vida do filho.


O município de Benevides se destaca no Pará como referência em se tratando da criação e aplicação de projetos e políticas públicas direcionadas ao bem-estar das crianças desde a primeira infância. O curso de paternidade estendida só reforça este compromisso da gestão municipal.