Curso de Viveirista leva conhecimento ambiental a cidadãos de Benevides
Mudas preparadas no espaço da SEMMAT já estão sendo plantadas no município
Secom
O plano da gestão municipal de Benevides de aumentar a arborização da cidade, na sede e nos distritos, com o plantio de 100 mil árvores, ganhou força com a construção de um viveiro de mudas de 5m por 12m, na área da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMMAT.
O trabalho foi feito durante o curso de Viveirista, promovido pela Prefeitura Municipal de Benevides. Algumas das mudas preparadas durante as aulas, já seguiram para seu destino, as margens do igarapé do Trilho, que corta o centro da cidade. Foram plantadas na manhã da sexta-feira, 28.
O curso de Viveirista foi programado pela SEMMAT, por meio do projeto Sala Verde, e
teve a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. Na turma, engenheiras ambientais e florestais atuantes na Secretaria e cidadãos de comunidades diversas do municipio. Entre eles Rivaldo Nunes, morador do bairro Santa Rosa e que trabalha há mais de 20 anos no cultivo de plantas. “Sempre é bom se atualizar e aprender.
Eu, neste curso aqui de Viveirista, aprendi técnicas de proteger a plantação utilizando vegetais apropriados como repelente, o que evita o uso de produtos que vão poluir o meio ambiente”, disse. Os 15 alunos tiveram cinco dias de formação e aprenderam, além do tratamento de mudas florestais e frutíferas – como poda de raízes e retirada do ensaque, técnicas de espaçamento e sombreamento de área. As atividades foram conduzidas pelo instrutor do Senar Elton Matos.
Essas primeiras mudas recebidas pela Secretaria para abastecer o viveiro, são resultantes de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Só este ano, o projeto Sala Verde já realizou sete cursos abertos à comunidade em geral. Todos direcionados para a questão ambiental. Sobre o plano de arborização que vem sendo executado pela gestão municipal, Rogério Parreira, coordenador da Sala Verde, observou: "O plano visa melhorar a qualidade de vida, a sustentabilidade e o bem-estar dos cidadãos, através de um planejamento de manejo e conservação das árvores, maiores patrimônios das cidades".


