Gabinete vice-prefeita

Produtores locais recebem orientações sobre crédito rural no 1º encontro do programa ALI Rural

11/04/2024 10h08

Aconteceu na última quarta-feira, 10, o 1º encontro do ALI Rural, um programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI). O evento foi voltado para orientação sobre crédito rural com a participação de instituições como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), o Banco do Brasil e o Banpará, que ofereceram informações essenciais sobre como acessar o crédito rural de forma eficaz e responsável.

Em Benevides, o programa ALI Rural, tem sido fornecido orientações para 25 produtores rurais da agricultura familiar desde janeiro deste ano. Durante seis meses, esses produtores serão beneficiados com informações sobre inovação em suas propriedades e práticas agrícolas, visando não só aprimorar sua produção, mas também a aumentar sua lucratividade.

Com enfoque em diversas áreas, como piscicultura, fruticultura e avicultura, o programa conta com o acompanhamento próximo de um agente local de inovação, cujo principal objetivo é promover a inovação, reduzir custos e aumentar o lucro dos produtores. O evento buscou capacitar os produtores para gerir melhor seus recursos financeiros e aproveitar os benefícios do crédito rural, ao mesmo tempo em que alerta para a importância de uma gestão financeira eficiente para honrar os compromissos assumidos junto aos bancos.

“Quando você acessa o crédito, você tem, digamos assim, uma dívida que tem que ser paga ao banco em que você vai acessar. Apesar do crédito rural ter diversos benefícios para a agricultura familiar, o produtor tem que ter uma gestão do seu empreendimento para honrar com esse crédito rural”, declarou Mauro Pereira, analista do SEBRAE Pará.

O 1º encontro do ALI Rural representou uma oportunidade valiosa para os agricultores familiares de Benevides se prepararem para acessar o crédito rural de forma consciente e sustentável, em linha com as orientações e práticas recomendadas pela EMATER e demais instituições parceiras.