Curso de Cultivo de Plantas Ornamentais e Medicinais fortalece o processo da educação socioambiental em Benevides
Participantes tiveram cinco dias de aulas teóricas e práticas na sede da Semmat
Secom
Terapia, aquisição de conhecimento, investimento comercial, os motivos que levaram o grupo de pessoas que participou do curso Cultivo de Plantas Ornamentais e Medicinais a assistir todas as aulas foram muitos, mas o interesse pelo tema foi o mesmo. O curso, realizado no período de 23 a 27 de junho, foi promovido pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Sala Verde, projeto permanente de educação socioambiental do município.
Entre troca de mudas e de conhecimentos, teoria e plantio prático, tudo na sede da Semmat, o instrutor Elton Matos, do Senar, repassou informações importantes, inclusive, sobre a utilização de plantas alimentícias não convencionais - as PANCs. "Tenho muitas plantas em casa. Cuidar delas é minha terapia. Aprendi que algumas, por exemplo, podem ir para a salada, outras são medicinais", disse a aposentada Cleide Costa. Entusiasmada com o curso, ela fez perguntas, compartilhou experiência e fez questão de distribuir mudas para os colegas participantes.
"Este curso fortalece o processo de educação socioambiental permanente da Sala Verde, através de troca de saberes científicos e populares sobre a cultura botânica, medicinal e ornamental, afinal de contas, Benevides também é conhecida como Cidade das Flores", expôs Rogério Parreira, coordenador da Sala Verde.
Muito interessado em cada informação repassada pelo instrutor, o agricultor Francisco Duarte contou que mora na zona rural do Maranhão. Está em Benevides de visita à casa de uma das filhas, foi ela quem soube pelas redes sociais sobre a realização do curso, ele se interessou logo. "É muito bom aprender. Minha vontade é comprar um terreno aqui em Benevides e vir trabalhar na terra, com o que gosto de fazer", revelou.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Turismo, Welton Neves, explicou que toda oficina, todo curso de capacitação oferecido pela gestão municipal de Benevides é cuidadosamente preparado para que possa "render bons frutos". Ele lembrou, ainda, que as parcerias são muito importantes no processo. "A população ganha porque adquire mais conhecimento e o município se fortalece com este ganho", avaliou