Gabinete vice-prefeita

Rede Municipal de Ensino e Polícia Militar promovem certificação do Programa de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD

O combate às drogas e à violência se faz com a colaboração, tanto do poder público como da família, em que ambos participam ativamente das ações voltadas aos estudantes

13/08/2025 10h45 - Atualizada hoje 12h10
Secom

Na noite desta terça-feira, 12, a Prefeitura Municipal de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar, realizou a cerimônia de Formatura do Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD. O curso, tem como objetivo, conscientizar os alunos sobre os perigos das drogas e da violência, promovendo valores de cidadania e responsabilidade.


Cerca de 1.043 crianças, das turmas de 1º ao 4º ano, das Escolas Municipais Alice Fanjas, Professora Didi, Martinho Domiense Pinto Braga, Pirilampo e Engenheiro Ronaldo Rossi receberam aulas ministradas por policiais militares, pedagogicamente treinados. Os estudantes tiveram a oportunidade de receber ensinamentos que formam cidadãos disciplinados, com capacidade de pensar estratégias que os farão lidar com as pressões externas e discernir sobre o que irão enfrentar ao longo da vida. Para Edilene Barreto, mão do aluno Samuel Barreto, o projeto implementado nas escolas, representa uma oportunidade valiosa para as crianças e também para os pais: “O que está sendo feito, oferece às crianças a chance de aprender sobre os efeitos das drogas e os riscos que elas podem correr. Muitas vezes, os pais desejam transmitir, mas nem sempre conseguem, e eu sou muito grata por isso. Meu filho agora demonstra entendimento sobre o mal que as drogas podem causar e eu reforço para ele a importância de evitar o uso”, disse ela.

A parceria com os profissionais militares que se dedicam pela transformação da sociedade, é uma revolução que começa no diálogo com as crianças. O combate às drogas e à violência se faz com a colaboração, tanto do poder público como da família, em que ambos participam ativamente das ações voltadas aos estudantes. “Nosso compromisso é de sempre aprimorar, buscando elevar continuamente a qualidade desses programas em Benevides, principalmente por conta da relevância desses projetos sociais. A parceria com a prefeitura é crucial para o êxito dessas implementações. O sucesso que alcançamos aqui é resultado da ampla participação de todos”, disse o Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Major Jorge.

A educação que a rede municipal oferece aos seus alunos vai além do conteúdo acadêmico, e mostra que seu compromisso é de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar desafios sociais. Para a Secretária Municipal de Educação, Francilene Sodré, esse compromisso compete também em fazer o bem, para que o futuro produza boas escolhas que vão ser seguidas de valores inestimáveis e afastar as influências negativas: “Quando a gente cresce, o bem cresce junto com a gente, e quanto mais se realizar a bondade, o bem não permitirá que o mal se aproxime”, disse ela.

A formatura do Programa PROERD para as crianças da Rede Municipal de Ensino, é a celebração de um compromisso coletivo para que elas vivam a expectativa de uma vida livre das drogas e a da violência. “Buscamos uma aproximação com as escolas, contando com o apoio da Prefeita e da Secretaria Municipal de Educação, além do envolvimento do município. A Polícia Militar tem recebido grande apoio, fortalecendo a parceria entre escola, polícia e família, com o propósito de formar bons cidadãos”, disse o instrutor do PROERD, nas escolas, Sargento Cravo, do 39º Batalhão da Polícia Militar.

Na ocasião, foram recebidos no evento os alunos participantes do Programa PMZITO, da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Benevides, que tem como objetivo oferecer formação para jovens de 10 a 15 anos, abordando temas como cidadania, meio ambiente e trânsito. O programa foi iniciado em 2024 nas escolas da Rede Municipal, com Benevides sendo a cidade pioneira na Região Metropolitana. As primeiras aulas ocorreram em escolas do Distrito de Murinin. Em 2025, o atendimento foi ampliado para as escolas da sede do município. O projeto conta com o incentivo direto do Governo Municipal.