O Primeiro Território Protetivo da Criança em Benevides foi Inaugurado
Bairro das Flores é sede de projeto piloto de proteção às crianças, construído pela Prefeitura de Benevides
Secom
O primeiro território protetivo da criança de Benevides foi inaugurado na tarde de sábado, 30. O espaço, dedicado às crianças e suas famílias e cuidadores, fica na rua Leão Delgado, no bairro das Flores, próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Flores, e à sede do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Flores. A área foi doada pelos dirigentes do campo do Bonsucesso.
Famílias inteiras se reuniram para acompanhar suas crianças nas brincadeiras e no passeio pelo local. "Gostei demais. Muito bom para as crianças. E está aqui, pertinho da minha casa", elogiou Marcilene Garcez, que estava acompanhada do marido, filhos e netos.
O território protetivo construído em Benevides foi projetado a partir de sugestão da equipe da Allma Hub, agência que trabalha em parceria com a Urban-95, iniciativa global de políticas públicas para a primeira infância. É sinalizado, pintado e com brinquedos e demarcações que atendem à regra básica do alcance de 95 cm, altura média de uma criança de 3 anos de idade.
"É um projeto piloto. Começamos aqui no bairro das Flores, mas vamos levar para outros bairros. Nosso olhar de proteção e cuidado para com as crianças deve ser todos os dias e em todos os lugares", declarou a prefeita de Benevides, Luziane Solon.
Na inauguração do primeiro território protetivo de Benevides foi plantada uma árvore, dando sequência ao projeto de arborização e sustentabilidade que a gestão vem promovendo. Também foi realizada mais uma edição do programa Rua da Gente, com música, brincadeiras, brindes, pinturas, distribuição de mudas ornamentais, além de serviços e orientações realizados pelas equipes das secretarias municipais. Para marcar o momento, a gestora municipal entregou as chaves simbólicas do território às meninas Rebeca Valentina e Dayla Maitê.
Benevides é cidade aliada da Primeira Infância e é reconhecida com o Selo Unicef por promover, com sucesso, políticas de saúde, proteção e educação para suas crianças e seus adolescentes.