Gabinete vice-prefeita

Escola Professora Didi inaugura o primeiro ponto de Ecoclubinho em Benevides 

O espaço integra o programa de educação ambiental Benevides Recicla, da Prefeitura Municipal

11/11/2025 15h00 - Atualizada em 12/11/2025 09h56
Secom

Foi inaugurado na terça-feira, 11, em Benevides, o primeiro Ecoclubinho, um espaço de troca de recicláveis por pontos em cartela que, preenchida, vale brinquedos e outros prêmios para as crianças. O ponto de troca é a área de recreação da Escola Municipal Professora Didi, no bairro Begolândia. O Ecoclubinho passa a ser mais um dos braços do premiado programa Benevides Recicla, criado pela Prefeitura de Benevides em parceria com a Ong Espaço Urbano.

“Jogar lixo na natureza não pode. A cidade fica feia. Aqui, estou trocando 30 tampinhas (plásticas) por pontos e quero ganhar aquela mola”, e o estudante Leonan Gabriel, do primeiro ano, indica um brinquedo colorido em exposição na estante de troca. Leonan e seus colegas formaram o público-alvo das explanações sobre educação ambiental conduzidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semmat) e Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito (Semdestran). “Essas crianças vão ser multiplicadoras da mensagem do Recicla Benevides para outras escolas e também para as comunidades. Nós agregamos as palestras de educação para o trânsito com educação para a reciclagem”, explicou Diego Nascimento, chefe de divisão de educação para o trânsito da Semdestran.

Parceria de Sucesso: A inauguração do Ecoclubinho é fruto da parceria da Prefeitura de Benevides (Semmat/Semdestran) com a ONG Espaço Urbano, fortalecendo a educação ambiental no município. As equipes da Semdestran e Semmat uniram forças, agregando palestras de educação para o trânsito com a conscientização para a reciclagem.

Uma grande quantidade de garrafas pet e de tampinhas plásticas foi contada e trocada pelas cartelas. Satisfeitas, as crianças conferiam tudo e já faziam planos sobre a conquista de pontos. Mas o importante mesmo, como destacou Aldaleia Rodrigues,  gestora da escola Professora Didi, é o envolvimento dos estudantes e o estímulo à conscientização sobre a melhor forma de cuidar do Planeta, reutilizando e promovendo o descarte de forma correta. “É um aprendizado para a vida. É uma construção de futuro, para que esse tempo venha com mais sabedoria, tanto para as famílias, quanto para as comunidades em geral. Poque o que as crianças aprendem aqui, elas repassam em seus ambientes. É toda uma questão de cidadania”, pontuou a gestora.

Primeiro Ecoclubinho na Escola Professora Didi (Begolândia)! As crianças trocam recicláveis por pontos e ganham prêmios, unindo diversão e sustentabilidade.
Educação com Gamificação: O Ecoclubinho usa cartelas de pontos para premiar os estudantes, incentivando a coleta de tampinhas e PET de forma lúdica. Um novo braço do premiado Benevides Recicla!