Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável

RESÍDUOS SÓLIDOS
- Buscar alternativas viáveis e definitivas para solucionar o problema do lixão.
- Projeto Desperdício Zero. Política voltada ao reforço de práticas de Reaproveitamento, Reutilização e Reciclagem de resíduos.
- Implantar programa de coleta seletiva eficiente e eficaz no município.
- Instalação de lixeiras e pontos de coleta voluntária nos bairros.
- Organização e fortalecimento da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável.

RECURSOS HÍDRICOS
- Realizar estudo diagnóstico do patrimônio hídrico do município.
- Propor formação de empreendedorismo aos comerciantes ligados ao turismo com formação sustentável.
- Revitalização de rios, igarapés e balneário, além de criação de estruturas sustentáveis nas Orlas e igarapés, mobilizando e legalizando comerciantes locais, organizando estruturas sustentáveis, visando um dinamismo para o turismo ecológico com rotas, passeios fluviais e aspectos culturais e históricos do nosso
município.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Criação e fortalecimento de programas de educação ambiental, com materiais educativos setorizado para escolas, comerciantes e outros setores visando a instrução e conscientização sustentável coletiva do nosso município.

MEIO AMBIENTE URBANO
- Organização do espaço urbano com políticas de arborização da cidade, criação de bosques e espaços de práticas de esporte e lazer e academias ao ar livre.
- Implantação do programa: Adote uma árvore.
- Programa de “Gestão de Resíduos Sólidos”

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- Criação do Programa Crédito Verde, política de mobilização social para recolhimento de material Reciclável em troca de uma moeda sustentável, de valor agregado com o objetivo de retirar passivos do meio ambiente e movimentar a economia local.
- Implementação de troca da matriz de consumo de energia elétrica por implantação de sistemas de placas de energia solar em prédios públicos.
- Criação do Zoneamento sustentável, organização territorial em zonas de interesses especiais, definindo áreas de instalações de empresas no município que respeitem princípios sustentáveis e critérios de licenciamento previamente definidos por setores econômicos.

CONTROLE AMBIENTAL
- Criação da brigada ambiental em parceria com a guarda municipal.
- Aquisição de equipamentos e ferramentas para qualificar o monitoramento ambiental.
- Criação de canal de denúncias digital.

PROTEÇÃO AMBIENTAL
- Definições de áreas de proteção ambiental e unidades de conservação.
- Criação de Estações Ecológicas, espaços de pesquisa em parceria com universidades para garantir formação acadêmica e pesquisa de nossos recursos naturais.