Secretaria Municipal de Cultura

Benevides recebe visita de equipe de Caruaru para consultoria em São João e intercâmbio cultural

11/03/2024 11h19 - Atualizada em 13/03/2024 09h38

Benevides teve a honra de receber na última sexta-feira, 08, o Presidente da Fundação Cultural de Caruaru-PE, Herlon Cavalcanti, juntamente com o Vice-Presidente, Márcio Santos, o Assessor Especial da Prefeitura de Caruaru, Leonardo Leite, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, Pedro Augusto. A visita teve como objetivo apresentar a riqueza do São João de Caruaru, conhecido como o maior do mundo, além de fornecer consultoria sobre construção de editais, ornamentação do espaço, logística e estratégias para um São João mais rentável para o município.

O destaque foi para a possibilidade de estabelecer um intercâmbio cultural entre a cultura paraense e nordestina, aproximando ainda mais essas duas regiões tão ricas em tradições. "Estamos unindo esforços para fortalecer a conexão entre Caruaru, que tem o maior São João do Mundo, e Benevides, que tem o maior São João do Pará. Tenho certeza que juntos vamos fazer um São João pra ficar na história. Agradeço imensamente ao meu amigo Prefeito de Caruaru-PE, Rodrigo Pinheiro, pela parceria e amizade”, declarou a Prefeita de Benevides, Luziane Solon.

O Sassaricando, que vai para a sua 26ª edição, tem sido um impulsionador não apenas do lazer, mas também da geração de empregos e renda, aquecendo a economia do município. A cada evento, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), promove o fortalecimento da cultura local, gerando benefícios em diversas áreas e atraindo turistas, o que contribui significativamente para o desenvolvimento econômico de Benevides.

O Secretário Municipal de Cultura, João Jorge, reforça a importância dos eventos culturais, que, não apenas levam lazer e diversão para a população, mas também incentivam e fortalecem a economia do município: “O mercado local consegue fazer um giro maior de vendas e esse é o maior legado dos nossos eventos. A gente, é claro, quer levar lazer e diversão, mas o principal intuito de cada evento é poder fortalecer a economia local e o desenvolvimento econômico, fazer com que o Sassaricando e os outros eventos culturais sejam vitrines para atrair mais turistas, porque se a gente atrai mais turistas maior é o incentivo financeiro e isso faz com que o dinheiro fique na cidade e circule entre a nossa população.”

Este ano, em virtude da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em novembro de 2025, o Sassaricando terá um foco especial no desenvolvimento sustentável, com ações voltadas para a conscientização e preservação do meio ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT). Essas iniciativas demonstram o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a criação de políticas públicas ambientais.

Com a visita da equipe de Caruaru, Benevides reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura local e a promoção de eventos que impulsionam não apenas o lazer, mas também o mercado local. Assim, a prefeitura segue trabalhando incansavelmente para oferecer experiências memoráveis aos seus cidadãos e atrair visitantes, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico do município.