Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito

Empresa de ônibus firma acordo com Prefeitura de Benevides para melhoria do transporte público

Empresa se comprometeu a reforçar a frota de veículos e diminuir o tempo de espera do usuário.

14/03/2022 08h28 - Atualizada em 14/03/2022 09h45

Em reunião na manhã desta segunda-feira (14), a empresa de transportes TRANSCAP Rodoviários de Passageiros LTDA, assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a Prefeitura de Benevides.

A empresa estava com a concessão de operação de transporte de passageiros suspensa no município desde o mês de março em razão da paralisação dos serviços.

Participaram da reunião, a Prefeita de Benevides, Luziane Solon; Vice-Prefeita, Edivana Lima; Vereador Baibe Solon, Deivison Carvalho e Pablo Ortega, o Procurador Geral Municipal, Igor Miranda, além de representantes da Empresa TransCap e usuários do transporte público municipal.

A empresa retomará o atendimento das linhas que transportam usuários de Benevides até o município de Belém. Serão utilizados, inicialmente,  dez veículos reforçando a frota de transportes para dar mais agilidade  no atendimento prestado à  população. A empresa se comprometeu em até 40 dias, restabelecer a frota para a totalidade de 17 (dezessete) veículos, sendo cinco veículos operando a linha: Benevides - Presidente Vargas e outros 12 (doze) veículos operando a linha Benevides - São Brás. O descumprimento acarreta em multa de R$500 reais por dia.

A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, reforçou a importância do cumprimento das medidas e como a gestão vem dando atenção à questão do transporte público no município.

“Esse acordo com a TRANSCAP já será sentido nas ruas nos próximos dias, com o retorno da frota e mais opções para o usuário. Desde o início do nosso mandato temos trabalhado para melhorar o quanto antes as frotas que atendem Benevides. Também me reuni  com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, a SEMOB, para juntos encontrar soluções, porque não podemos pensar apenas em Benevides e sim em toda a Região Metropolitana, que são por onde nossos cidadãos circulam. Estamos em tratativas com a SETRANSBEL, o Núcleo de Gerenciamento de Transportes Metropolitanos (NGTM), do Governo do Estado e outras empresas. Tenham certeza que nossa gestão está dando toda a atenção necessária”, completou a chefe do executivo municipal de Benevides.

O representante da empresa, José Tavares Neto, reforçou que a empresa seguirá o acordo conforme as conversas prévias e que a partir desta terça-feira (15), a frota estará nas ruas atendendo a população. “Nossos veículos vão circular já a partir das quatro e meia da manhã, com a último horário saindo por volta de 21h30 do município de Benevides.

Já nos distritos de Santa Maria, Benfica e Murinin, o serviço prestado é realizado pela empresa Rodoviária Barata Transportes.