Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito

Guardas municipais seguem atuantes por todo o território benevidense

28/07/2022 15h06 - Atualizada em 01/08/2022 15h58

A Guarda Municipal tem a missão de proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais.

Em Benevides, por muito tempo, os agentes não eram denominados como ‘Guardas Municipais’, apesar de terem surgido em 2013, e com base na Lei Federal nº 13.022/14.

Ano passado, em março de 2021, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito (Semdestran), iniciou um processo seletivo para 85 candidatos, oferecendo 30 vagas para capacitar os agentes oficialmente. Dessas 30 vagas, foram preenchidas 22 vagas.

A primeira turma, com 22 alunos, iniciou o curso de formação para guardas municipais, com base na matriz curricular nacional, ministrado pelo corpo técnico, composto por: polícia militar, guardas municipais de Belém, bombeiros militares, policiais penais, educadores físicos, e outros.

Hoje, 28 de julho, completou um ano do curso de formação para os agentes, e cerca de 16 guardas municipais seguem atuantes por todo o território benevidense. Segundo o Secretário Municipal da Semdestran, Rudson Ramos, a oficialização dos agentes foi essencial na qualidade do trabalho.

“Com a Prefeita, Luziane Solon, iniciamos esse processo. A formação foi muito importante, foi possível fazer a entrega dos guardas à população benevidense, já com a aquisição de uniformes, brasão institucional da guarda municipal, prontos para atuar em todo o território, a pé, com viatura, motos, sempre em parceria com a polícia civil, com outras guardas municipais, polícia rodoviária estadual, com secretarias municipais, como a de meio ambiente, dando apoio a diversas ações das secretarias do município e a outros órgãos, e vem fazendo prisões e apreensões nesse período, em proteção aos bens, serviços, patrimônios públicos, etc”, contou o secretário.