Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito

Prefeitura promove ação de educação para o trânsito

24/11/2023 13h56 - Atualizada em 24/11/2023 15h11

Uma ação promovida pela Prefeitura de Benevides, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT e viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social Transporte e Trânsito (SEMDESTRAN) com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foi desenvolvida nos dias 21 e 22 nas escolas Rafael Gomes, José Leôncio e Santa Luzia. Alunos do 6° e 7° ano participaram de atividades envolvendo muitas informações sobre a segurança no trânsito. "É um trabalho que visa sensibilizar os estudantes sobre a importância de se conhecer as leis do trânsito", expôs Rafael Oliveira, coordenador pedagógico da escola José Leôncio.

Segundo dados do Ministério da Saúde, desde 2014 havia registro de queda no número de acidentes de trânsito no Brasil. Mas este este número voltou a subir a partir de 2021. Ainda de acordo com esses dados do MS, os motociclistas foram os que mais perderam a vida.

O chefe substituto do Serviço de Operações Rodoviárias do DNIT, Benedito França, presente na ação em Benevides, detalhou que as principais causas de acidentes de trânsito são excesso de velocidade, uso do celular e embriaguez ao volante. Ele acrescentou que essas atitudes imprudentes, além da perda de vidas, acarreta em prejuízo de mais de 50 bilhões de reais ao ano na economia brasileira, sem contar na ocupação de leitos nos hospitais que chega a 70%. França informou, ainda, que esta ação nas escolas faz parte do programa nacional de educação para o trânsito e está sendo intensificada nos municípios "cortados" pelas rodovias federais. Ele elogiou a cor do fardamento das escolas municipais dos estudantes de Benevides por ser de uma tonalidade nítida, clara e bem visível aos olhos de quem conduz veículos motorizados. "O DNIT está disponibilizando um aplicativo com aulas sobre o trânsito e qualquer escola municipal, estadual ou particular pode acessar", concluiu.

Nas salas de aula das escolas municipais de Benevides visitadas pela equipe do DNIT  houve boa receptividade. Os alunos se empenharam em participar de tudo o que foi apresentado. "Aprendi muito. São informações 'superválidas' sobre o trânsito", opinou o estudante Thales Eduardo, do 6° ano. "O interessante é que eles estão aprendendo e vão levar as informações para os pais e para outras pessoas", observou a professora Maria José Souza, sobre o disseminar de aprendizagem.

A chefe de Divisão de Educação para o Trânsito da SEMDESTRAN, Giovanna Trévia, reforçou a importância das informações recebidas pelos alunos chegarem até a família de cada um e aos demais. "Precisamos mudar está cultura da falta de respeito no trânsito", pontuou.