Secretaria Municipal de Educação

SEMED lança Projeto "Vem pra Roda" para alfabetizadores da Rede Municipal

O Projeto "Vem pra Roda", da práxis à teoria, é um encontro, uma roda de socialização entre professores.

26/05/2022 13h33 - Atualizada em 26/05/2022 19h23
Secom

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lançou, nos dias 24, 25 e 26 de maio, o Projeto “Vem pra Roda”, para os professores da Rede Municipal de Ensino de Benevides.

O evento aconteceu no Centro Mariápolis, e foi organizado pelos técnicos do Núcleo Político Pedagógico (NUPP), da SEMED, para os professores do 1º, 2º e 3º ano da RME. 

O projeto, voltado para os alunos do Ciclo Básico da Alfabetização (CBAL), foi idealizado pela professora e coordenadora do NUPP, Franci Sodré, e formalizado pela professora Kelly Calderaro, coordenadora de Programas e Projetos, da SEMED.

“O Projeto "Vem pra Roda", da práxis à teoria é um encontro, uma roda de socialização entre professores. Nesse encontro os professores fazem uma exposição das suas práticas exitosas por meio de jogos, interações e resultados compartilhados com seus pares. Após a apresentação, os professores irão fazer um mergulho na teoria, para dar embasamento científico ao seu fazer pedagógico”, explicou a professora Franci. 


A Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria de Educação, vem construindo um caminho de cuidados e atenção para recuperar as sequelas causadas pela pandemia que ainda atinge alunos e, não raras vezes, professores. Recuperar o processo de Alfabetização é uma das maiores preocupações da Prefeita Luziane Solon.



Segundo a idealizadora do Projeto, professora Franci, a roda tem um caminho circular, sua direção de movimento livre possibilita a democracia do pensamento, criando, portanto, uma maior interação entre os participantes do Projeto.

Durante esses dias, os professores também passaram por formação teórica do Projeto, ministrado pela professora Mara Simone, coordenadora do CBAL, da SEMED. 

Os professores da Rede Municipal de Educação levaram materiais lúdicos que confeccionaram, para criar maior interação com os alunos em sala de aula e, além da exposição, foi um momento de grande socialização.

 “Esse projeto é maravilhoso porque nossas práticas precisam ser partilhadas, não devemos guardar pra si. Às vezes uma prática que pode dar certo na minha turma, também pode dar certo para outras. Eu percebo que nossos alunos estão cansados de quadro e caderno, essas práticas criativas dão vida no processo de aprendizado”, disse uma professora.

A Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, celebrou mais um projeto pedagógico por uma educação pública de qualidade no município.

“Esse é mais um projeto que valoriza os nossos professores e alunos. Nossos professores são maravilhosos e em todas as escolas temos práticas maravilhosas. Os desafios pós pandemia são imensos”, afirmou a secretária.