Benevides recebe visita do Projeto TiNis que incentiva crianças a cultivarem espaços verdes
O projeto TiNis tem como proposta nutrir o vínculo emocional entre crianças e Natureza por meio do plantio.
Secom
Nos dias 12 a 16, o município de Benevides recebeu uma visita técnica do Projeto TiNis - Terra das crianças, em parceria com o Instituto Alana, por meio do Núcleo de Inovação da Prefeitura de Benevides e Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
TiNis tem como proposta nutrir o vínculo emocional entre crianças e Natureza por meio do plantio. O convite é feito a todos para repensar o modo como nos relacionamos com o mundo, com os outros, com a natureza e com nós mesmos.
O projeto compõe três dimensões: pensar o plantio para si, para a comunidade e para a Natureza.
As 34 escolas da Rede Municipal receberam kits do Projeto TiNis.
Durante uma semana, os profissionais da educação de algumas escolas da Rede Municipal de Benevides participaram de aulas teóricas e práticas, ministradas por Caroline Antunes, bióloga e assessora pedagógica do projeto TiNis, sobre a importância de cultivar o vínculo emocional da criança com a Natureza. Para isso, a bióloga formou os professores na prática para que eles sejam agentes multiplicadores dessa ideia, estimulando o protagonismo da infância na escola e na comunidade.
“Foi uma experiência bem rica, de articular as escolas pra trabalharem juntas, fazer intervenção nos espaços, e como consequência fazer com que as equipes que não se conheciam se conhecessem para atuarem em conjunto. Eu penso que é um movimento muito potente que a gente iniciou aqui em Benevides”, disse a professora.
Para a bióloga, a implantação do projeto de plantio nas escolas inclusivo no plano de aula pode favorecer uma série de ganhos para uma cidade.
“São ganhos pra todas as partes, para o espaço físico da escola que acaba ficando mais verde, mais aconchegante, mais confortável termicamente e gera bem-estar. Para a equipe de docentes, se torna um espaço pedagógico ao ar livre, uma sala de aula onde pode trabalhar vários conteúdos. Para as crianças, a presença da natureza na educação é algo interessante porque muitas vezes a criança não tem a oportunidade de ter essa relação diária e positiva em casa, então a gente consegue garantir isso na escola, resgatar a essência humana, mais conectada com a natureza. A cidade ganha relações mais saudáveis, espaços mais agradáveis de se viver”, explica a profissional.
Os quintais das escolas municipais, Izaura de Queiroz e Fiore, foram escolhidos para servirem de experimento para o projeto. Cada canteiro, composto por plantas ornamentais e plantas comestíveis, foi projetado para ficar ao alcance das crianças, de modo que elas se sintam atraídas em cuidar das plantas e estabelecer uma relação profunda com a natureza. Os profissionais da educação conheceram todas as etapas de manejo e cultivo das plantas, bem como a importância dos insetos para a Natureza.
Os formatos dos canteiros foram pensados coletivamente por todos os participantes, que também deram o nome aos jardins.
Durante o processo de criação dos canteiros, os alunos se sentiam atraídos em conhecer as plantas e fazer o plantio.
O profissional da educação, Luciano Trindade, que trabalha no CMEI Izaura de Queiroz, foi um dos participantes da formação. Ele conta que o projeto fez com ele se sentisse protagonista do cuidado com a natureza e que essa experiência já trouxe um retorno positivo na escola.
“Nós criamos a TiNis à tarde na escola, quando foi de manhã as crianças do turno da manhã ficaram curiosas, queriam entender quem tinha feito o canteiro, como que tinha sido feito e perguntaram se podiam regar. Então, aproveitamos a oportunidade para explicar e elas regaram as plantas. Uma criança perguntou se podia plantar abacaxi e eu a motivei, disse que sim. Foi muito legal”, contou o profissional.
A gestora da escola Fiore, Graci Sodré, se envolveu inteiramente no projeto e conta que a escola sonhava em uma iniciativa como essa.
“Nós agradecemos a todos por terem escolhido a escola Fiore para dar o ponta pé inicial nesse projeto aqui em Benevides. Já era um sonho nosso, mesmo antes de conhecer toda essa essência. Nós aprendemos muito durante esses dias e, com a contribuição de todos, conseguimos tornar nossos sonhos mais reais”, disse a gestora.
A Prefeita Municipal, Luziane Solon, reforçou a importância da implantação do projeto TiNis em Benevides para o protagonismo das crianças.
“Esse é um projeto importantíssimo que vai ajudar a criança a criar uma relação de amor com a Natureza. Nós precisamos preparar as crianças para que elas plantem semente de amor pela natureza. Nós, enquanto município, estamos na Amazônia e precisamos fazer com que as nossas crianças se sintam parte desse cuidado e proteção pelas nossas florestas. Agradeço à equipe do projeto TiNis, em parceria com o Instituto Alana. Somos uma gestão comprometida com a primeira infância e eu tenho feito todos os esforços pra que a gente possa fazer com que os projetos aconteçam em nossa cidade”, afirmou a gestora municipal.
Benevides, Cidade da Primeira Infância, segue na construção de uma cidade boa para as crianças e para todos.