Benevides sedia Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação
O encontro debateu a temática: “O conselho municipal de educação e suas tarefas: participação democrática, educação como direito e políticas públicas para uma educação com qualidade’’.
Secom
Na última sexta-feira, 16, Benevides sediou o Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) Pará, com a temática: “O conselho municipal de educação e suas tarefas: participação democrática, educação como direito e políticas públicas para uma educação com qualidade’’.
A Uncme é uma entidade nacional e privada sem fins lucrativos que representa os Conselhos Municipais de Educação (CMES), coordenado pela professora Nazaré Reis, no Pará.
O encontro regional aconteceu no Centro Mariápolis, reunindo representantes de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Isabel, Santa Bárbara, Castanhal, Moju, Abaetetuba, Barcarena e outros municípios, com o objetivo de discutir ações que subsidiem a atuação dos conselheiros municipais de educação com foco na temática, gestão democrática, direitos humanos, financiamento da educação e legislação educacional.
“Foi um encontro muito importante, me fez refletir muitas questões sociais, e nós precisamos sempre abrir espaço para o diálogo, participar e lutar pra manter sempre os direitos humanos nos espaços educacionais essencialmente”, disse um dos conselheiros.
As discussões apontaram a importância da cooperação entre as ações dos conselhos de educação, Conselho Municipal de Educação (CME), CACS do Fundeb e outros organismos de controle social numa perspectiva sistêmica do que se espera do futuro Sistema Nacional de Educação.
“Esperamos que se intensifique o compromisso com a formação dos CMEs e do controle social, em face do processo de organização da UNCME do Pará. Nós em Benevides temos nos esforçando para manter adimplência junto à entidade nacional/estadual. É uma honra para Benevides sediar este importante Encontro Regional cuja programação dispôs temas relevantes para capacitar os conselheiros (as) presentes na perspectiva de qualificar a prática do controle social da Educação. É o que esperamos como resultado deste Encontro”, manifestou o professor João Luiz Freitas, Presidente do CME de Benevides.
Sobre a Uncme
Foi criada em 1992 e completa 31 anos de existência em 2023, estando presente em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento dos colegiados, pautando a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.