Secretaria Municipal de Educação

Benevides celebra o dia 30 de Março com Concurso de Produções Artísticas: Terra da Liberdade

O concurso de produções artísticas deu destaque aos grandes artistas que produziram telas, poemas, dança, canto, e outras manifestações que retornaram a história, mas também a importância da liberdade na contemporaneidade de ser quem se é na sua diversidade.

01/04/2024 08h38 - Atualizada em 01/04/2024 10h31
Secom

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Centro de Formação e Pesquisa, promoveu o Concurso de Produções Artísticas: Terra da Liberdade. 

No Ginásio Nagibão, crianças, adolescentes, jovens e adultos, celebraram o dia 30 de março, data em que se recorda um fato histórico em Benevides, a liberdade dos escravizados, em 1884.

O concurso de produções artísticas deu destaque aos grandes artistas que produziram telas, poemas, dança, canto, e outras manifestações que retornaram à história, mas também a importância da liberdade na contemporaneidade de ser quem se é na sua diversidade.

Aprecie uma das poesias produzida pelas crianças: 

Onde está a liberdade? 

Ainda temos muitos escravos 

Que estão por todos os lugares. 

Pessoas que trabalham por moradia 

Ou por um prato de comida. 

Pessoas que não têm correntes nos pés, 

Mas moram em senzalas, 

Não precisa ser negro, 

Pra viverem sob a ordem dos senhores. 

As correntes da escravidão foram quebradas em Benevides

Com a libertação de 6 escravizados, o grito de esperança ecoou. 

Liberdade, Liberdade. 

Autora: Stephany Moraes.

Há 140 anos o município celebra o dia da liberdade, e cotidianamente a liberdade tem sido conquistada por meio de várias ações de políticas públicas direcionadas a crianças e cuidadores, iniciativas que alcançam a população inteira. 

"O nosso município continua com a missão de dar a liberdade como um direito às nossas crianças para expressarem seus talentos, por meio da arte, seja corporal, musical, na pintura, na escrita, empoderando a sua identidade étnico-racial, contra o racismo e qualquer tipo de discriminação. É missão de todos nós todos os dias se educar e mover o nosso povo para o reconhecimento da diversidade e assegurar o pleno direito de ser", afirmou a Prefeita de Benevides, Luziane Solon. 

O Concurso de Produções Artísticas resultou em premiações para os autores e autoras de produções que mais se destacaram aos olhos dos jurados.