Secretaria Municipal de Educação

Ciclo formativo de Letramento Racial é desenvolvido com as crianças do CMEI Profa. Katia Simony, no Murinin

Letrar racialmente significa desenvolver a capacidade de compreender, identificar e combater o racismo, por meio do conhecimento crítico, consciência histórica e práticas antirracistas. 

12/08/2025 14h38 - Atualizada em 12/08/2025 16h29
Secom

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Benevides, o Centro de Formação segue desenvolvendo o projeto de Letramento Racial, com o tema: “A diversidade é uma beleza: Aprendendo a ser e a conviver" nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. 

Desta vez, a ação aconteceu no CMEI Profa. Katia Simony Borralho Miranda de Lira, no Distrito de Murinin.

O programa tem o objetivo de propor às crianças um ciclo de sensibilização para a beleza das diversidades, de modo que elas reconheçam a sua importância no mundo, por meio da descoberta da própria identidade, uma educação necessária para a convivência respeitosa entre as diversidades raciais. 

Letrar racialmente significa desenvolver a capacidade de compreender, identificar e combater o racismo, por meio do conhecimento crítico, consciência histórica e práticas antirracistas. 

A autodescrição feita pelos adultos-formadores diante das crianças, identificando-se como pessoas negras pelo tom de pele, traços e cabelos, é uma das etapas do processo que gera um impacto significativo nas crianças estimulando nelas o sentimento de identificação e reconhecimento, além de contação de histórias de Benevides, marcada pela libertação dos escravizados, apresentando um novo enredo a partir da liberdade. 

O processo de letramento racial pode ser feito por todos os cuidadores em casa, na escola, em todos os lugares sociais, com o reconhecimento da criança no espaço, fortalecimento da auto estima e intervenção educativa na relação entre as crianças. 

Benevides segue promovendo estímulos positivos para o desenvolvimento de infâncias saudáveis, amorosas e felizes. 

Benevides, Cidade das Crianças.