SEMED realiza a V Conferência Municipal de Educação de Benevides
A conferência reuniu representantes de diversos segmentos inseridos no âmbito da educação, para discutir objetivos e metas para a educação no município.
Secom
Nessa quinta-feira, 17, aconteceu a V Conferência Municipal de Educação de Benevides (CONFEBEN), com o tema: “Inclusão, equidade e qualidade: Trabalhando para organizar e valorizar a educação de Benevides”, uma iniciativa do Fórum Municipal de Educação (FPDE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A conferência, que aconteceu no Centro Mariápolis, reuniu representantes de diversos segmentos inseridos no âmbito da educação, como: Prefeita Municipal, Luziane Solon, Vice- Prefeita, Edivana Lima, representantes da Rede Municipal, Estadual e Privada, alunos da Rede Estadual, comissão da Casa dos Conselhos, Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Vereadores da Câmara Municipal e Secretarias Municipais, para discutir objetivos e metas para a educação no município.
A Prefeita Municipal, Luziane Solon, fez a abertura do evento e ressaltou a importância de dialogar sobre o plano educacional.
“É importante que a gente fale sobre as diferenças, sobre equidade na educação. Essa conferência nos dá oportunidade de compartilhar as experiências, apresentar ideias, e tudo isso parte do olhar cuidadoso com as nossas crianças, um olhar de inclusão. Nossa gestão tem se empenhado muito para isso. Os nossos sonhos para o município são grandes, mas estamos realizando conforme as possibilidades e temos consciência que ainda tem muito a ser feito”, disse a Chefe do Executivo.
Os participantes receberam formação, ministrada pelo professor Carlo Sanches, que falou sobre as práticas pedagógicas e apresentou o cenário atual da educação brasileira, especialmente com a chegada da pandemia, que deixou inúmeras deficiências no ensino. Segundo a pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o Pará foi o estado que menos despontou positivamente no ensino remoto.
No segundo momento os participantes reuniram-se em grupos de diferentes eixos, que englobam a educação, para discutir caminhos a percorrer, diante dos desafios.
“Recebemos muitas propostas depois dessa discussão coletiva, com a participação ativa de todos os representantes. Nós discutimos sobre a educação de todo território benevidense. E é muito importante que tenhamos os pés no chão, como disse a Prefeita, para realizarmos de acordo com o nosso Plano Municipal de Educação”, enfatizou a professora Ivonice Assunção, coordenadora do FPDE.
A Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, pontuou alguns avanços, com o retorno das aulas presenciais, e falou da importância de discutir a educação no município.
“É muito importante que tenhamos a disponibilidade de tirar um dia para buscar alternativas, para que a gente possa avançar sempre mais. Nós estamos no processo de aprimoramento, e nós temos o apoio da Prefeita Luziane Solon, pelo compromisso com a educação. Isso tudo tem refletido nas nossas escolas, que estão cada vez mais bonitas e confortáveis, garantindo a acessibilidade, a inclusão dos nossos alunos. Sobretudo na garantia da aprendizagem, com uma pedagogia de ensino na equidade, respeitando as diferenças de cada um e na valorização dos nossos profissionais”, disse a secretária.
Ao final foi aberta a plenária com apresentação das propostas dos participantes e algumas propostas foram votadas pela assembleia e aprovadas por unanimidade. A V CONFEBEN encerrou elegendo os delegados que irão representar Benevides na Conferência Estadual de Educação com data prevista para junho de 2022.







