Secretaria Municipal de Habitação

Conferência da Mulher debate democracia, igualdade e conquista

O encontro municipal em Benevides foi realizado na última semana de junho

02/07/2025 15h26 - Atualizada em 02/07/2025 16h14
Secom

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Benevides, entidade formada por membros da sociedade civil e do poder público, este representado pelas secretarias municipais, conduziu no dia 27 de junho os trabalhos da 3ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres.

Durante a Conferência, foram abordados os avanços e os pontos que ainda precisam ser trabalhados para assegurar os direitos das mulheres. Em se tratando de Brasil, foi apresentado um painel mostrando o quadro evolutivo de conquistas. Atualmente, as mulheres representam um considerável quantitativo no legislativo. De acordo com o IBGE, ainda, as mulheres são maioria nas universidades. Por outro lado, o painel mostrou que precisam ser trabalhadas questões como a "invisibilidade" das mulheres negras, indígenas, trans e com deficiência.

As conferências são espaços de discussão de ideias. A mulher, ao longo dos anos, vem  adquirindo direitos que antes lhe eram negados. "A até algum tempo, alguns procedimentos só poderiam ser realizados com autorização do pai ou do marido. Hoje, nós, mulheres, tomamos as decisões sobre o que diz respeito a nós mesmas", enfatizou Márcia Góes, secretária adjunta da Semteps - Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social. Ela citou entre os exemplos de conquistas para as mulheres, a dispensa do consentimento do cônjuge para a inserção do contraceptivo DIU e para fazer a laqueadura. "Ainda precisamos aprofundar o debate em relação à desigualdade salarial, carga de trabalho, feminicídio, tráfico e outros abusos", completou.

"Se hoje nós temos políticas públicas sociais para as mulheres, devemos agradecer à participação da sociedade civil nas discussões e conselhos. É a partir daí, que são elaborados os planos e os projetos de lei", observou Claudia Sales, representante da sociedade civil, por meio da Rede Liberdade com o Grupo de Mulheres Artesãs.

A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres deverá acontecer até o dia 31 de agosto. Entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, será realizada, em Brasília (DF), a Conferência Nacional, que abordará o tema Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas as Mulheres.