Município de Benevides é homenageado em cerimônia oficial do UNICEF, no Itamaraty
Único da Região Metropolitana de Belém com o Selo UNICEF, Benevides consolida boas práticas na celebração dos 75 anos do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil por avanços em educação, saúde e proteção infantil.
Secom
A prefeita Luziane Solon representou o município de Benevides, nesta quarta-feira (16), em Brasília, durante a cerimônia oficial que celebrou os 75 anos de atuação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. O evento foi realizado no Palácio do Itamaraty e reuniu autoridades, representantes de organismos internacionais e gestores de todo o país.
Benevides foi um dos 28 municípios do Pará reconhecidos com o Selo UNICEF na edição 2021-2024. Entre esses, é o único da Região Metropolitana de Belém a conquistar a certificação, resultado de avanços concretos em áreas essenciais como saúde, educação, proteção social e participação cidadã.
"Uma honra estar aqui representando Benevides e a Amazônia neste momento tão simbólico. Nosso trabalho é resultado de uma gestão comprometida com as crianças e com o futuro. Encerramos este ano a fila de espera por vagas em creches. Isso significa que todas as nossas crianças estarão estudando. Isso é transformar realidades e garantir dignidade desde a primeira infância", afirmou a prefeita Luziane Solon, em discurso no evento.
O Selo UNICEF é concedido a municípios que demonstram progresso acima da média nacional em indicadores como cobertura vacinal, redução do abandono escolar e proteção contra violências.
Em Benevides, os resultados positivos estão presentes em diversas áreas:
EDUCAÇÃO: Queda expressiva no abandono escolar, com destaque por ser o maior IDEB no estado.
SAÚDE: Avanço nas coberturas vacinais e referência nacional em imunização.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: Fortalecimento do Núcleo de Cidadania de Adolescentes e dos fóruns comunitários.
PROTEÇÃO INFANTIL: Reforço nos sistemas de proteção e garantia de direitos da criança.
OPORTUNIDADES: Aumento de vagas em cursos de qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho.
REFERÊNCIA INTERNACIONAL
Com esses resultados, Benevides atraiu inclusive atenção internacional: em outubro de 2023, uma comitiva da Argentina visitou o município para conhecer de perto suas boas práticas.
A comitiva argentina, composta por representantes do UNICEF, ficou impressionada com os resultados alcançados por Benevides na promoção dos direitos das crianças e adolescentes - (OUTUBRO de 2023)
NJB - Núcleo Jovem Benevidense
Durante o evento no Itamaraty, o UNICEF também lançou o livro "UNICEF, 75 anos pelas Crianças e pelos Adolescentes – Uma História em Construção" e a exposição "Passos para o Amanhã", com esculturas que simbolizam conquistas nas áreas de vacinação, educação, saneamento, participação cidadã e redução da mortalidade infantil.
Na celebração, o UNICEF relembrou conquistas históricas como a redução da mortalidade infantil em 90% desde 1950 e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ícone Zé Gotinha também foi homenageado como símbolo de campanhas exitosas de vacinação.
Ao final do evento, a prefeita Luziane reafirmou o compromisso de Benevides com as infâncias: "Cada selo conquistado e cada criança impactada reforçam nosso dever de continuar trabalhando por um futuro melhor. Somos gratos por este reconhecimento e motivados a fazer ainda mais pela nossa gente."