Caminhada pela conscientização sobre o autismo é realizada em Benevides

03/04/2024 20h43

Envolver a comunidade nas causas que incluem distúrbios do Transtorno do Espectro Autista -TEA. Com esse objetivo maior, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e a Associação Família do Autista promoveram no dia 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo, uma caminhada com a participação de pessoas autistas, seus familiares, cuidadores, profissionais da Saúde e apoiadores do sistema de inclusão. O percurso foi  em uma das principais vias da sede do município, com saída da academia da saúde (Begolândia) até a praça do Leão, em frente à sede da prefeitura.

O autismo, de acordo com o Ministério da Saúde, se caracteriza pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo em sua capacidade de comunicação e interação social.
Em Benevides, como informa a coordenadora do CAPS, Danielle Chaves, atualmente, em média, 100 pessoas diagnosticadas recebem atendimento e seguem em tratamento. A caminhada do dia 2 foi realizada visando conscientizar e dar visibilidade clínica à causa. Uma manifestação  pela integração da pessoa com TEA aos seus espaços de direito. "Estamos chamando atenção para a causa da luta, bem como para a valorização das capacidades e o respeito aos limites", concluiu a coordenadora.