Secretaria Municipal de Saúde

Programa ‘Rede Dourada’ de Benevides é Finalista em Prêmio do Conselho Regional de Nutrição

O programa da Prefeitura Municipal trabalha o apoio e o incentivo à amamentação 

23/08/2025 13h04 - Atualizada em 23/08/2025 15h01
Secom

Um elo poderoso entre mãe e filho: a amamentação foi o tema central do encontro de encerramento do programa, destacando a importância da nutrição para o desenvolvimento saudável.

O projeto Rede Dourada, criado pela Prefeitura de Benevides, está entre os finalistas do Prêmio Álvara Lopes de Mello e Silva, concedido pelo Conselho Regional de Nutrição da 7a Região. A apresentação do trabalho, desenvolvido no município durante todo o mês de agosto, será no próximo dia 28, e tem à frente a nutricionista Jaqueline Rufino, coordenadora de Alimentação e Nutrição de Benevides. O mês de agosto é trabalhado na Saúde Pública como Agosto Dourado, de incentivo à amamentação, o adjetivo é por conta da qualidade e dos benefícios do leite materno.


A Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - Semsa, trabalhou durante todo o mês o programa Rede Dourada, um ciclo de capacitação para os profissionais da Saúde e atividades educativas de acolhimento e orientações para as mães do município. "A Rede Dourada se destaca por disponibilizar conhecimentos técnicos e científicos, e pelas ações de incentivo e apoio ao aleitamento materno", explicou Jaqueline Rufino.

O trabalho em equipe entre profissionais de saúde, mães e a gestão municipal é fundamental para o sucesso do programa, que é referência em políticas públicas de nutrição em Benevides.
O encerramento do  ciclo foi marcado com um encontro entre os profissionais do sistema de Saúde e convidados. "Parabéns a todos os profissionais da Saúde de Benevides! Parabéns à gestão municipal, pela criação e adesão unida a este projeto tão importante", saudou a diretora do CRN-7, Pilar Moraes.


PODCAST  

Na conclusão do encontro, foi realizado um Podcast onde as participantes relataram suas experiências com a maternidade e a amamentação. Neste grupo de mães, a prefeita de Benevides, Luziane Solon, mãe do pequeno Arthur, de 2 anos de idade. "É a relação mais poderosa entre mãe e filho", resumiu ela.


Leite materno é vida 

No encontro da Rede Dourada, a sargento Elisa, do Corpo de Bombeiros, destacou o projeto Bombeiros da Vida, que incentiva as mães a doarem o excedente do leite que produzem. A própria equipe do batalhão vai até a casa da doadora, entrega os recipientes de vidro e marca o dia para ir buscar o leite, que deve ficar acondicionado em geladeira. Esse produto, já no banco de leite, é esterilizado e seus nutrientes são avaliados. Só depois, segue para a alimentação dos bebês que se encontram na UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia. "São 140 leitos sempre ocupados, por isso, a necessidade de campanhas e pedidos de doação", informou a sargento, solicitando a todos os presentes que divulgassem tanto o pedido de doação quanto a disponibilidade do Bombeiros da Vida. O trabalho se estende por toda a Região Metropolitana de Belém e já chegou ao município de Castanhal.

Mulheres grávidas e lactantes acompanham palestras nas UBSs e recebem orientações sobre os benefícios do aleitamento exclusivo até os seis meses.Prefeitura de Benevides valoriza cada mãe em sua jornada de amamentação, com políticas públicas que acolhem e empoderam. Com apenas dois meses, Ariela já é símbolo do sucesso do aleitamento materno em Benevides. Sua mãe, Avanny, destaca a importância do suporte profissional: “A amamentação fortalece nosso vínculo todos os dias”.