Gabinete da Prefeita

O Desemparedamento da Infância como forma de aprendizado ao ar livre em Benevides

A ação transforma a escola em um lugar de encontro com a natureza, possibilitando estímulos ao ar livre para o desenvolvimento e aprendizado das crianças

26/08/2022 12h14 - Atualizada em 23/08/2023 09h57
Secom

Na última quinta-feira, dia 25 de agosto, a Rede Municipal de Ensino de Benevides celebrou o Dia Nacional da Educação Infantil.

Os alunos da Educação Infantil, da Rede Municipal de Benevides, participaram de uma iniciativa inédita: o “Desemparedamento da Infância”, uma ação que transforma a escola em um lugar de encontro com a natureza, possibilitando estímulos ao ar livre para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

Normalmente, na escola, os alunos participam das aulas e aprendem entre as quatro paredes de uma sala. As festas escolares, por exemplo, costumam acontecer nos quintais da escola. Mas estudos apontam que o aprendizado ao ar livre também contribui em vários aspectos da vida de uma criança, como o fortalecimento do sistema imunológico, melhor desempenho dos sentidos e expansão da consciência ambiental. 

A ação nas escolas também contou com a participação das famílias dos alunos, que se fizeram presentes e compartilharam o lanche. Dona Renata, mãe do aluno Raí Miguel, da escola Prof. Didi, conta que a iniciativa do “Desemparedamendo da Infância” serviu de inspiração para ela. 

“Serviu até de inspiração pra mim. Está sendo um dia diferente para nós pais e as crianças. A gente fica nessa rotina de casa e escola, e é a primeira vez que eu participo de uma experiência dessa com o meu filho, em contato direto com natureza e comendo frutas. Confesso que eu pensei em deixar ele aqui e ir embora pra casa, mas depois eu pensei que eu não podia virar as costas pro meu filho, decidi ficar aqui contemplando esse momento e vivendo junto com ele”, disse a mãe


Os alunos participaram de piqueniques em praças, fizeram cantigas de roda, desafio em obstáculos, ouviram histórias infantis, se divertiram nos parquinhos dos quintais das escolas, realizaram atividades ao ar livre, e outras maneiras criativas de aprendizado, proporcionando uma infância mais dinâmica e feliz.

“Eu gostei muito desse dia na escola, poderia ter outras vezes”, disse um aluno ao realizar uma atividade embaixo de uma árvore.

O Sr. Cosmo Silva, pai da aluna Emily Vitória, disse que encontra ocasiões para deixar a filha brincar ao ar livre e que essa iniciativa na escola como um método possível de ensino é inovadora.

“Essa é uma iniciativa diferente. As nossas crianças normalmente ficam em sala de aula e aqui fora da sala está sendo bem interessante. Minha filha gosta demais de brincar ao ar livre, sempre que posso trago ela pra praça. Por isso, desde quando os professores disseram sobre esse dia diferente, ela não parou de falar um instante. Hoje foi ela quem acordou a gente pra vim pra cá. Está sendo muito prazeroso estar com a minha filha aqui”, contou o pai.

A professora, Kelly Calderaro, coordenadora do GT de Programas e Projetos, da SEMED, explica que a gestão tem se desdobrado em atenção à Primeira Infância, propondo iniciativas inovadoras que potencializam as habilidades e o crescimento saudável das crianças.

“A proposta da nossa gestão, partindo da Prefeita, Luziane Solon, é que a Primeira Infância se torne prioridade no município. A Primeira Infância não é uma exclusividade da educação, mas sim de todos, de todas as secretarias municipais, de toda a população, porque a gente acredita na ideia que uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos.  Então, cuidar de uma criança não só na educação, mas também na saúde, na assistência social, no trânsito, etc, é fundamental”, explica a professora.

A coordenadora complementa ainda que a ação especificamente do “Desemparedamento da infância”, em toda rede, coloca a criança não só em contato com a natureza, mas também propõe um encontro com ela mesma e outros mundos.

“Essa proposta inovadora vem resgatar o contato da criança com a naureza, que é algo fundamental para o desenvolvimento dela. Então, em parceria com a Urban95 e o Instituto Alana, pensamos em criar o desemparedamento para toda a rede, em que as crianças pudessem estar em contato com a natureza e aprender fora da sala de aula. O contato da criança com a natureza cria um vínculo com ela mesma e com o mundo em que ela vive”, enfatizou.

A Prefeitura de Benevides segue oferecendo educação de qualidade para os alunos e toda a população.