Gabinete da Prefeita

Benevides concretiza o sonho de ir ao Beto Carrero World como premiação pelo 1º lugar em educação pública no Estado do Pará

O sonho de levar as crianças, que se destacaram na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para viver um dia inteiro de parque no Beto Carrero World, no sul do Brasil, se tornou realidade.

13/05/2025 11h27 - Atualizada hoje 09h14
Secom

Benevides viveu uma experiência inédita levando 104 crianças ao Estado de Santa Catarina, para viver um dia inteiro no maior parque da América Latina, o Beto Carrero, como forma de premiação em comemoração ao alcance e manutenção do 1º lugar em educação pública de qualidade no Estado do Pará.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador de qualidade no sistema educacional, e na última avaliação, Benevides subiu mais 4 décimos, uma elevação significativa que se mantém e se fortalece no território paraense, o que representa a educação exercendo a sua função e concedendo o direito de libertar crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Os resultados servem para apresentar a realidade da educação no município, e a partir deles pensar em políticas públicas que promovam o pleno desenvolvimento das crianças em um aspecto integral, no campo físico, mental, emocional, social e cultural.

Benevides vem abrindo caminhos para que a qualidade na educação não seja apenas um reflexo de uma educação tecida em sala de aula, mas uma educação que reconheça as subjetividades da criança e apresente a ela um mundo de possibilidades, para que consiga se desenvolver e saber dialogar com mundos diferentes desde a infância. 

Após uma longa maratona de organização da viagem e dedicação, o sonho de levar as crianças, das escolas municipais Manoel Trajano e Rafael Fernandes Gomes, que se destacaram na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para viver um dia inteiro de parque no Beto Carrero World, no sul do Brasil, se tornou uma realidade.

Para a maioria das crianças e adolescentes, essa foi a primeira experiência longe da família, em uma viagem de avião, e no maior parque diversões da América da Latina.

A experiência de levar os alunos para um outro Estado para uma vivência fora do comum possibilitou a eles conhecer novas perspectivas de Brasil com realidades que só conheciam nos livros de geografia e na televisão. 

Em Penha, Santa Catarina, a área do Beto Carrero corresponde a uma área de 14 milhões de m², oferecendo uma diversidade de brinquedos, atrações, e níveis de aventura para todas as idades.

Para garantir o cuidado e a segurança dos alunos, foram divididos 3 grupos de viagem, cada grupo com vivências em dias diferentes no parque de diversões.


O aluno João Pedro, 12 anos, do Distrito de Murinin, conta que essa experiência vai ficar para sempre na memória dele.

“Eu estou muito feliz, é uma experiência que nunca vai sair da minha memória. Eu vim com uma expectativa muito grande e a realidade foi melhor ainda. Eu me diverti muito no hotel, no parque, aproveitei tudo o que tinha pra aproveitar. Eu nunca imaginei que um dia eu fosse no maior parque que temos aqui, ainda mais sozinho, sem minha família”, conta.

A possibilidade de assistir a espetáculos, como o Sonho de Cowboy, o Épico Show dos Carrinhos da Hot Wheels e o Show do Madagascar, foram potenciais estímulos para o encantamento das artes, despertando neles emoções positivas, como alegria, surpresa, curiosidade e uma imensa vontade de explorar mais novos mundos.

É o que conta ainda o João Pedro, “Foi muito emocionante conhecer quem foi Beto Carrero e a história dele, é claro que não foi bem a história dele, mas foi muito emocionante ver como ela foi contada com muitas cenas engraçadas e a história de um herói. Os brinquedos são incríveis, mas os shows foram muito emocionantes”, completou.

A viagem proporcionou uma maior proximidade entre as crianças e os monitores, profissionais da educação, Prefeita Luziane Solon e Vice Prefeita Edivana Lima, que foram acompanhando as crianças, com momentos de convivência, interação e muita troca de conhecimentos.  

“Eu estou amando tudo isso que estamos vivendo. Eu estou muito feliz, fiz novos amigos e brinquei muito durante a viagem”, compartilhou uma aluna.

Para outros que viveram a experiência de ir em brinquedos mais radicais, como montanha russa, destravou um traço de coragem que eles desconheciam na personalidade deles. A viagem também promoveu a inclusão de alunos Pessoas com Deficiência (Pcd). 

Foi o que aconteceu com a aluna Ana Gabriela, de 13 anos, “Eu já tinha dito pra mim mesma que eu não ia nesses brinquedos porque eu tinha muito medo, mas depois eu vi que os brinquedos eram tão legais e eu via meus colegas indo, e aí eu tomei coragem e fui, gostei muito! É um sentimento diferente quando estamos nesses brinquedos”, disse a aluna.

A viagem também divertiu e motivou os professores a continuarem dando o melhor de si pelos alunos, percebendo a alegria, as descobertas e diversões que viveram juntos com eles.

“Eu, como professora, me sinto lisonjeada e muito feliz por essa oportunidade que foi franqueada a mim e aos alunos da rede municipal, e eu quero dizer que a gente está no pário novamente e nós vamos continuar no primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Estado do Pará”, afirmou a professora, Karina Ferreira.

Para aluna Maria Ysabel, de 16 anos, essa premiação significou tanto que ela deseja que os outros alunos também sintam essa felicidade em consequência da dedicação nos estudos.

“eu me diverti muito, e acho muito importante isso e que possa acontecer mais vezes com os alunos para que eles possam se esforçar também porque é muito satisfatório receber essa premiação e se divertir com os amigos”, disse.

A família e a escola realizando papéis simultâneos na educação dos alunos desempenham impactos significativos na evolução de uma cidade, e esse exercício coletivo se expressou em dados reais. Marília, mãe da Thaila Maressa, de 12 anos, conta que todos os dias demonstra interesse em saber se a filha está realmente aprendendo, e ela foi uma das alunas que se destacou na prova do saeb. 

Benevides tem a educação como prioridade, e vem investindo diariamente em todos os aspectos educacionais, como estrutura de qualidade, formação de professores e profissionais da educação, uniformes completos, materiais didáticos estruturados e acompanhamento de testes para avaliação das aprendizagens, além de programas e projetos que destravam os alunos em campos integrais. 

A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, acompanhou e acompanha os estudantes em todo o processo e tem aproveitado todas as oportunidades para conhecer a realidade social de cada aluno, cujo movimento tem movido a abrir novos caminhos para fortalecer ainda mais a educação pública municipal. 

“Eu fiz questão de ir à casa dos alunos para conhecer a sua realidade, e também durante a viagem que fizemos pude conhecer a história deles, a vida deles mudou completamente a minha vida, e hoje o meu desejo de fazer mais pela educação pública do nosso município está muito latente em meu coração. A viagem ao Beto Carrero World demonstrou o quanto que é possível realizar sonhos grandes, e toda criança é capaz de realizar com dedicação aos estudos e com o apoio coletivo das escolas, das famílias e de toda cidade. Já estamos nos programando economicamente por meio das licitações a próxima viagem ao Beto Carrero porque eu tenho certeza que outras crianças vão receber essa premiação e vão ter a oportunidade de ir”, afirmou.

A Secretária Municipal de Educação, profa. Franci Sodré, com a equipe de profissionais da educação e em parceria com o Centro de Formação e Pesquisa de Benevides, coordenado pela Profa. Kelly Calderaro, têm desenvolvido estratégias pedagógicas para expandir a educação em rede com experiências significativas para as crianças.

“No coração e na memória ficam marcadas para sempre as emoções que vivemos durante essa viagem, deixando a certeza de que os estudos são a porta para a realização dos sonhos e transformação social. Nós vamos continuar acreditando e apoiando os nossos alunos, e fortalecendo uma experiência significativa para cada aluno porque é para eles que nós trabalhamos todos os dias e os desafios estão presentes para serem enfrentados. Agradeço a cada profissional e aluno pela dedicação diária e vamos seguir juntos para sermos os melhores do Brasil”, disse a secretária.  

Retrospectiva de 2021 

Desde 2021, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou uma maratona de preparação dos alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame que avalia a qualidade, equidade e eficiência da educação em diferentes níveis governamentais, como escolas públicas e privadas, a cada dois anos.

Os alunos do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental são os que realizam a avaliação, que é composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Apesar do cenário dramático pandêmico da COVID-19 no primeiro semestre de 2021, foram realizadas aulas aos sábados de português e matemática, na modalidade online, para todos os alunos do 5º e 9º ano. As aulas contavam numa média de mais 300 pontos conectados, em que estavam os estudantes, distribuídos nas casas e nas escolas.

Com o avanço da vacinação, foi promovida uma temporada de aulões presenciais interativos no Centro e no Murinin, como intensivão para a prova, bem como aplicação de simulados que contou com a participação dos alunos.

Os gestores, professores, alunos, famílias, e toda comunidade escolar se envolveram ativamente na organização das aulas nas escolas, que contou com pequenas premiações para os alunos e muitas vibrações positivas para que eles se sentissem seguros e capazes.

Benevides despontou em 1º lugar no Estado do Pará, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, despontando no fundamental I com 6,1 e no fundamental II com 5,6. 

Retrospectiva 2023

Durante o processo de preparação dos alunos, em 2023, foi criado o Sistema de Avaliação de Benevides (S@BE), que é composto por uma equipe de profissionais de Língua Portuguesa e Matemática, para preparar materiais didáticos, atividades, aulas exclusivas para os alunos do 5 e 9 ano, online e presencial, bem como aplicações mensais de Teste de Monitoramento da Aprendizagem (TMA), com o objetivo avaliar se o aluno está aprendendo significativamente. 

Para motivar os estudantes e professores, a gestão preparou diversas edições de premiação, que foram condecorados com medalhas de 1º, 2º e 3º lugar e certificados. Eles também receberam equipamentos eletrônicos que servem de suporte nos estudos e no acompanhamento pedagógico. 

O resultado também é reflexo do desenvolvimento do trabalho que tem sido feito nas escolas, como a qualidade da estrutura das escolas, educação inclusiva, alimentação saudável, uniformes completos com material escolar, formação e remuneração salarial dos professores, busca ativa escolar e inúmeros projetos educativos que impulsionam o desempenho e estimulam o engajamento de toda comunidade escolar, bem como estímulos para o brincar que mantém o direito de uma infância plena e feliz. 

Benevides celebrou mais uma vitória que entrou para a história, o Município se manteve em 1º lugar no Estado do Pará, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, despontando no fundamental I com 6,5 e no fundamental II com 5,6. 

Meta para 2025

Benevides continua em preparação para mais uma prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que vai ocorrer no segundo semestre 2025.

A meta para o ano de 2025 é alcançar a média 8,0 no Ensino Fundamental I e no 7,0 no Ensino Fundamental II. 

Benevides, educação pública de qualidade no Estado do Pará.