Gabinete da Prefeita

Programação do Agosto Lilás em Benevides começou com roda de conversa

Executivo, Legislativo, Judiciário, Defensoria e sociedade civil mostram união no combate à violência contra as mulheres 

09/08/2025 10h14
Secom

Um debate crucial para a sociedade. O seminário do Agosto Lilás, em Benevides, reuniu diferentes esferas de poder para debater e combater a violência contra as mulheres.

Um seminário com roda de conversa, ideias, depoimentos, opiniões e questionamentos abriu, na manhã do dia 7, a programação do Agosto Lilás promovida pela Prefeitura de Benevides e coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher de Benevides - SEMMUBE. O termo Agosto Lilás se refere ao mês dedicado à intensificação da luta pelo fim da violência contra a mulher.


Os temas abordados no seminário foram conduzidos pela promotora de justiça Fábia Mussi Lima e pela defensora pública Carolina Rodrigues. Elas palestraram principalmente sobre a importância da criação de grupos reflexivos, que são espaços de reeducação de comportamento para onde os agressores, em muitos dos casos, são encaminhados. Esses grupos têm base em políticas públicas destinadas à prevenção e combate à violência doméstica e familiar.

Um seminário com roda de conversa, ideias e depoimentos abriu o mês de luta pelo fim da violência contra a mulher.Representantes da sociedade civil, do parlamento municipal e do governo se fizeram presentes no seminário. 

Como informou Fábia Mussi, a criação dos grupos reflexivos é prevista em Lei (artigo 22, incisos 6 e 7 da Lei Maria da Penha). O texto prevê o comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação com acompanhamento psicossocial. "É preciso trabalhar políticas públicas de educação para a mudança da mentalidade", explicou a promotora, acrescentando que, muitas vezes, o comportamento violento em homens e as atitudes de submissão nas mulheres começam ainda na infância, e que se faz urgente uma mudança nesta educação de base, na família.

A SEMMUBE, inaugurada em abril de 2024, destaca-se no estímulo à conscientização pela defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência.

A assistente social Jackeline Pires, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS-Benevides, observou que Benevides já é referência em educação escolar e pode chegar a ser referência também no combate à violência doméstica por meio de programas educacionais. Coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social - Semteps, o CREAS mantém um serviço de apoio a famílias em situação de risco, inclusive quando se trata de casos de violência contra a mulher. 


A defensora pública Carolina Rodrigues citou várias situações em que as mulheres buscam os serviços da Defensoria em Benevides e que a procura deste público por orientação é bem expressiva, chegando a aproximadamente 90% dos atendimentos.

O foco do debate: a importância da criação de grupos reflexivos para a reeducação de agressores, uma medida prevista em Lei A promotora de justiça Fábia Mussi Lima e a defensora pública Carolina Rodrigues conduziram as palestras sobre a Lei Maria da Penha.A procura expressiva de mulheres por orientação na Defensoria em Benevides, mostra a urgência de ações como o Agosto Lilás.A SEMMUBE foi inaugurada em abril de 2024. O trabalho desenvolvido pela secretaria vem se destacando no estímulo à conscientização pela defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência, oferecendo acolhimento, apoio, conversa e direcionamento. "Esperamos que todas as abordagens feitas aqui neste seminário tenham sido absorvidas e sejam repassadas. É um momento histórico e maravilhoso para Benevides", destacou Luzineide Faria, titular da SEMMUBE.

VEJA MAIS FOTOS REGISTRADAS NO DIA DO EVENTO: