Gabinete da Prefeita

Educação ambiental foi essência para curso de pintura ecológica em tecido

Em parceria com o Senar, Prefeitura de Benevides promoveu atividade que destacou as cores e as formas das flores tropicais 

15/09/2025 11h12
Secom

A helicônia, planta tropical amazônica, foi a grande estrela do curso de pintura ecológica promovido pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (Semmat). A atividade, realizada no período de 8 a 12 de setembro, foi organizada via Sala Verde e teve como parceiro o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Além de oferecer aos participantes do curso a oportunidade de aprender técnicas da pintura em tecido, a Semmat buscou estimular um olhar mais aguçado em direção à natureza e a necessidade da preservação e cuidado com o meio ambiente.

“Este curso ressalta a flora amazônica, uma das marcas de Benevides, fortalecendo o vínculo com a beleza da nossa natureza. É a arte sendo utilizada como forte ferramenta de educação ambiental”, destacou o coordenador da Sala Verde, Rogério Parreira. A metodologia utilizada pela instrutora Alessandra Martins, do Senar, foi direta e de fácil entendimento. Cada trabalho era vistoriado e ela cuidadosamente explicava o correto uso do manuseio dos pinceis e das tintas. E a arte fluiu livre em core, e na beleza de cada detalhe do motivo pintado. “A turma é nota 10”, elogiou a instrutora do Senar Alessandra Martins.


E o aprendizado deverá render frutos. Para a dona de casa Mônica Bezerra, uma das alunas, o que parecia ser fácil, não era tão simples. Mas ela conseguiu dominar a dificuldade. “A gente vê o modelo e pensa que não é complicado, mas é tão delicado que é preciso aprender mesmo a técnica, o contorno, o sombreamento. Estou pensando e fazer para vender”, revelou. 
Mais cursos estão sendo programados pela Prefeitura de Benevides para qualificar e oferecer oportunidades aos munícipes.