Recicla Cine Arte segue unindo a estética de bons filmes à luta pela preservação ambiental
Comunidade Nelson Mandela recebeu a décima edição do programa promovido pela Prefeitura de Benevides
Secom
Ainda comemorando a chegada à sua décima edição, o projeto Recicla Cine Arte já planeja a realização da próxima exibição de filmes. A data e o local ainda não estão definidos. O programa, promovido pela prefeitura de Benevides, tem se destacado como um meio de estimular a consciência ambiental e é direcionado principalmente para crianças.
A décima edição do Recicla Cine Arte foi realizada na comunidade Nelson Mandela, onde foram exibidos os filmes “8 bilhões: Somos Todos Responsáveis”, um curta abordando o desastre ambiental causado pelo rompimento da barragem de Mariana (MG), nas observações do líder e pensador indígena Ailton Krenak, chamando a atenção para a postura do ser humano, que não é o centro da natureza, mas parte integrante dela; e o também curta “Pássaros Andarilhos, Bois Voadores”, mostrando a cultura paraense e tendo como cenário a praça central do distrito de Benfica, em Benevides.
A cada sessão do Recicla Cine Arte, sempre realizada em comunidades diferentes, é recolhida uma grande quantidade de embalagens recicláveis, visto que o ingresso é “pago” com garrafas pets ou embalagens higienizadas de longa vida. Ganha a comunidade, que passa a se inteirar melhor sobre a importância de não deixar esse material acumulado ou descartado de forma incorreta, e ganha o meio ambiente. Este é o grande objetivo das reuniões para exibições dos filmes, informam os organizadores. O programa é conduzido pela Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo - Semmat. As atividades são planejadas via projeto Sala Verde, em parceria com a ONG Espaço Urbano. “Toda esta programação do Recicla Cine Arte mostra que cidadania ambiental e cultura estão de mãos dadas por uma Benevides sustentável e inclusiva”, explica Rogério Parreira, coordenador do Sala Verde.