Gabinete vice-prefeita

Benevides oferta consultoria gratuita e linhas de crédito para fortalecer 30 famílias de agricultores

Lançamento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR em Benevides garante consultoria especializada e gratuita por dois anos para famílias da agricultura familiar, focando na melhoria da gestão, aumento da rentabilidade e segurança alimentar.

07/10/2025 15h48
Secom

Parceria que dá frutos! A Prefeitura de Benevides por meio da SEMAGRI, FAEPA e SENAR lançam o ATeG em Benevides. Produtores rurais terão consultoria técnica e gerencial gratuita por dois anos para aumentar a renda no campo.

A Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou o lançamento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). 

O programa visa transformar a realidade da agricultura familiar, oferecendo acompanhamento técnico especializado e consultoria gerencial contínua. A iniciativa irá beneficiar 30 famílias em Benevides durante os próximos dois anos, com o objetivo claro de melhorar a produção, a gestão e a renda no campo.

O grande diferencial do ATeG reside na consultoria integrada. "É como se o produtor rural da agricultura familiar tivesse à disposição dele um agrônomo e um contador juntos para avaliar seus resultados e sugerir melhorias,” explica Joyce Teixeira, Supervisora do SENAR. 

O programa promove visitas mensais de técnicos para auxiliar no planejamento, controle de custos e medição de resultados. 

Felipe Flores, Engenheiro Agrícola e Técnico do SENAR, complementa: “A diferença da assistência técnica do SENAR é justamente a questão gerencial da propriedade. Além de monitorar os serviços técnicos, a equipe irá trabalhar o gerenciamento da produção na propriedade do agricultor.”

Para a gestão municipal, o ATeG representa uma ferramenta crucial de desenvolvimento econômico. A Secretária de Agricultura e vice-prefeita de Benevides, Edivana Lima, destacou a visão de futuro: “O agricultor precisa agora entender que ele é o gestor de uma empresa que alguns deles já até fornece alimentos e produtos para a prefeitura de Benevides. O lançamento da ATeG é mais uma oportunidade que estamos trazendo para que o nosso produtor possa se profissionalizar, gerar emprego, renda e aquecer a economia do nosso município.” 

Essa visão é compartilhada por quem está no campo. O produtor rural Ronaldo Pantoja reforça: “Para que a cidade almoce e jante, o campo precisa estar bem organizado, produzindo alimentos com qualidade e segurança.” 

No evento de lançamento, os agricultores também puderam conhecer possíveis linhas de crédito para o setor junto ao Banco da Amazônia entre outras instituições financeiras que ainda irão apresentar propostas durante o período da consultoria.