DESTAQUE COP 30: Benevides é referência em reciclagem e economia circular na Amazônia
Prefeitura de Benevides, ONG Espaço Urbano, Tetra Pak e Natura apresentam o Programa Benevides Recicla que já retirou mais de 200 toneladas de resíduos e engajou 40% da população do município em prol da sustentabilidade e da economia circular.
Secom
O município de Benevides foi convidado a apresentar seu modelo de gestão de resíduos sólidos em diversos paineis de debates durante a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada em Belém. Essa participação reforça o protagonismo de Benevides na pauta climática e ambiental da Amazônia, levando as políticas públicas locais para um cenário global.
A agenda de apresentações de Benevides na COP 30 inclui diversos temas importantes para a Amazônia. A Prefeitura de Benevides terá uma agenda intensa de apresentações até o final da Conferência Internacional, consolidando a cidade como uma voz ativa e prática no debate sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
A programação de debates e painéis da Prefeitura de Benevides na COP 30, está focada em sustentabilidade, reciclagem, economia circular e desenvolvimento.
ABERTURA DOS DEBATES (1º DIA) [Saiba como foi o primeiro dia da programação]
Ontem (10/11) foi a abertura dos painéis de debate com o tema: "Colaboração Público-Privada e Inovação para a Reciclagem no Brasil: do Plano à Implementação". Realizado na "Casa Dourada", no bairro da Cidade Velha, o encontro reuniu representantes de grandes empresas, do governo municipal e de organizações da sociedade civil com foco em fortalecer a economia circular e inspirar soluções para o futuro do planeta.
A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, destacou o orgulho de representar a cidade e ressaltou o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável. "Participar deste evento é uma grande oportunidade para mostrar que Benevides cresce cuidando do meio ambiente. O Benevides Recicla é um exemplo de política pública que está transformando nossa cidade, valorizando o trabalho dos catadores e levando educação ambiental para escolas e comunidades", afirmou.
Inovação e o Modelo de Parceria
O programa Benevides Recicla é inspirado no "Recicla Cidade" (desenvolvido pela Tetra Pak e a ONG Espaço Urbano) e se tornou uma referência por sua capacidade de gerar valor a partir do engajamento comunitário.
Valéria Michel, Diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak, reforçou que o sucesso do projeto está na união de forças: "A gente fez este momento de apresentação e debates logo no dia da abertura da COP 30 para trazer casos de sucesso e, claro, Benevides é referência neste engajamento do poder público e da população que comprou a sustentabilidade por meio da reciclagem." Ela enfatizou que a ideia é inspirar: "Benevides provou que isso dá certo e a gente quer contagiar outros a fazer igual. A ideia é inspirar!”
Roseli Barbosa, Diretora da ONG Espaço Urbano, explicou como a parceria democratizou o tema: "Em Benevides nós temos a Natura e a Tetra Pak como parceiras neste importante projeto. A gente democratizou este assunto, tornou o assunto de fácil acesso para toda a população." Ela também citou o desafio do engajamento: "O letramento ambiental é muito difícil! O maior desafio é fazer com que todos se envolvam nesta importante ação. E estamos conseguindo!"
Sérgio Talocchi, Gerente Sênior de Cadeias Sustentáveis da Natura, reforçou que o programa faz parte do Programa Elos – Rios Vivos, que atua na Amazônia promovendo a retirada de resíduos plásticos dos rios. Ele confirmou o alto nível de engajamento da cidade. “Foi incrível ver as pessoas do município se engajarem no projeto de forma cotidiana. Fazem a coleta seletiva em suas casas e levam para os pontos de ecotroca diariamente. Em Benevides esse engajamento chegou a 40% da população do município. Isso pra nós é transformador.”
Talocchi citou ainda que a Natura desenvolve produtos com embalagens feitas com o plástico retirado das águas — como a linha Natura Ekos Ryo. Outro ponto de destaque foi a Eco Barreira implantada no Rio Benfica, que se tornou exemplar. Segundo o gestor, a ecobarreira criada "quase não precisou recolher resíduos do rio atualmente pois a população está, cada vez mais, depositando seus resíduos de forma correta e regular sem poluir a natureza."
Resultados e Metas da Economia Circular
O Benevides Recicla é referência em economia circular e inclusão produtiva. A iniciativa tem sido reconhecida por estimular a conscientização e promover o reaproveitamento de resíduos, reduzindo o impacto ambiental e fortalecendo a cidadania.
Os números expressivos do programa confirmam o sucesso do modelo:
Mais de 200 toneladas de resíduos já foram recolhidos com o projeto.
A campanha "Seu Reciclável Vale uma Bike Elétrica" (novembro/2024 a setembro/2025) registrou a arrecadação de mais de 100 mil embalagens e a emissão de mais de 20 mil cupons. A metodologia do Benevides Recicla é um pilar do projeto: os moradores trocam recicláveis por moedas humanitárias (Ecoben), que podem ser trocadas em Espaços de Eco Troca por material escolar, ferramentas e itens de casa. A estratégia de gamificação inclui sorteios como o "Seu Reciclável Vale um iPhone" e o Eco Ingresso para eventos de lazer, esporte e cultura.
Valéria Michel (Tetra Pak) reforçou que os benefícios são grandiosos para todos: "Os benefícios são muito grandes, é uma questão de sustentabilidade, questão de saúde pública, já que este resíduo deixa de ser jogado irregularmente nos rios e na natureza, é uma questão de geração de renda, tem inclusão social das cooperativas, os benefícios são reais e grandiosos para todos."
A Prefeita Luziane Solon finalizou, declarando que Benevides vem construindo um modelo de cidade sustentável que dialoga diretamente com os objetivos da COP 30: "Estamos fortalecendo parcerias que unem inovação, sustentabilidade e inclusão social. Benevides está pronta para inspirar o Brasil na COP 30. O que fazemos hoje em Benevides ecoa no futuro da Amazônia.”
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DE PAINÉIS E DEBATES DE BENEVIDES NA COP 30:
Segunda-feira, 10/11 (08h): Houve a Roda de Conversa – Colaboração Público-Privada e Inovação para Reciclagem – Tetra Pak , realizada na Casa Dourada, na Cidade Velha, em Belém. Programação completa e link de inscrição (clique aqui)
11/11 (Terça-feira) – Protagonismo Municipal: Será apresentado o tema "Políticas Públicas que Inspiram" no Pavilhão Pará, dentro da Green Zone da COP 30, às 11h. Link de inscrição e programação completa: (clique aqui)
14/11 (Sexta-feira) – Rios Vivos: A prefeita participará do debate "Rios Vivos – Natura", no Pavilhão Pará, dentro da Green Zone da COP 30, às 11h30. Acesso Geral à Green Zone (Zona Verde): A entrada para a Green Zone (onde fica o Pavilhão Pará) é gratuita e de acesso livre ao público.
15/11 (Sábado) – Desenvolvimento Sustentável: "Diálogos e Ações: Rumo ao Desenvolvimento Urbano Sustentável na Amazônia" no Museu Goeldi, às 12h30. Acesso: A entrada no Museu Goeldi é gratuita durante a COP 30 (10 a 21 de novembro), das 9h às 17h, com mais de 200 eventos abertos ao público. Link de inscrição e programação completa: (clique aqui)
20/11 (Quinta-feira) – Agronegócio Sustentável: Haverá uma apresentação sobre o programa Benevides Produtiva e sustentável na AgriZone / Auditório 4 da Embrapa Amazônia Oriental, às 15h. Link de inscrição: (clique aqui)
Além disso, Benevides manterá um estand (nº 9) no Pavilhão Pará do Centro de Convenções Centenário da Assembleia de Deus - na Rodovia Augusto Montenegro, que ficará aberto de 17 a 21 de novembro, das 14h às 21h, para apresentar suas ações de sustentabilidade, reciclagem e inovação.
VEJA MAIS FOTOS DESTA SEMANA DE DEBATES NOS EVENTOS DURANTE A COP 30:


