Gabinete vice-prefeita

Comunitários são capacitados em curso que uniu Inclusão Digital e Educação  Ambiental

Atividade promovida pela Prefeitura de Benevides se estendeu em educação sócio-ambiental

17/12/2025 15h00 - Atualizada em 18/12/2025 11h00
Secom

A Prefeitura de Benevides promoveu na manhã da quarta-feira, 17, a entrega de certificados para moradores da comunidade atendida no Centro Comunitário Santa Luzia. A turma é concluinte do curso que uniu Inclusão Digital (Informática Básica) e Educação Ambiental (Mudanças Climáticas). A atividade foi proposta pela Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (Semmat), por meio do trabalho desenvolvido via projeto Sala Verde. O curso foi conduzido pelo professor Johnes Silva, indicado pela Escola Professora Ana Teles. No total, quinze alunos participaram. 

Rogério Parreira, coordenador da Sala Verde, explicou que este curso foi diferenciado pelo fato de envolver as discussões apresentadas durante a COP 30, sobre o mundo e as mudanças climáticas. “Assistimos juntos ao documentário Floresta, um Jardim que a Gente Cultiva, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. E discutimos o tema. Não foi só informática e só educação ambiental, mas educação sócio-ambiental”, expôs.

Para a estudante Nicoly de Araújo, o curso foi de grande valia, pois, além do conhecimento sobre a importância de um evento do porte da COP 30, abordou criação e edição de documentos digitais, word, excel e power point, e ela, que é lojista, precisava se adequar a esses sistemas. “Eu só tinha noções de informática. Agora, aprendi. E todas as vezes que souber de mais cursos promovidos pela Prefeitura, vou fazer”, disse.

E para 2026, já está no planejamento da Semmat mais realizações, como antecipou o titular da Secretaria, Welton Neves. “Vamos avançar com o plano de arborização da cidade, as limpezas dos igarapés e proteção do meio ambiente. Nosso projeto Benevides Recicla não vai parar de crescer. Iniciaremos ainda este ano, com prospecção maior em 2026, a reciclagem do óleo de cozinha e do vidro; Intensificaremos as parcerias e, sobre as qualificações, vamos levar a Sala Verde para os centros comunitários, para que os cursos e as oficinas fiquem mais próximos das comunidades”, pontuou.

ABAIXO VEJA MAIS FOTOS DESTE DIA: