Secretaria Municipal de Educação

Benevides avança no processo de alfabetização de crianças na Idade Certa

De acordo com o Educar Pra Valer e Associação Bem Comum, 49% das crianças do 2º ano alcançaram o nível desejável de leitura, o que corresponde a 500 alunos da Rede Municipal.

18/03/2024 14h16 - Atualizada em 28/03/2024 09h01
Secom

Benevides tem fortalecido a política de alfabetização na Idade Certa, por meio do Programa Alfabetizando Benevides Criança (ABC), em parceria com o Instituto Natura, Associação Bem Comum e Educar Pra Valer.

No Brasil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda criança deve ser plenamente alfabetizada até 2º ano do ensino fundamental, entre 7 e 8 anos de idade, dominando as habilidades de leitura e escrita. É a alfabetização na idade certa.

Em 25 de maio de 2023, quando o município firmou oficialmente o compromisso com a alfabetização na Idade Certa com o Lançamento do Programa ABC, crianças do 1º ao 5º ano estão num exercício contínuo de alfabetização, especialmente as que estão do 2º ano do Ensino Fundamental I. 

A partir de diversas metodologias, entre elas a prática de leitura diária, aulas criativas ministradas pelo professor alfabetizador, e principalmente o perfil leitor do educador despertando a curiosidade e a participação da criança, o município tem alcançado um avanço significativo. 

De acordo com o Educar Pra Valer e Associação Bem Comum, 49% das crianças do 2º ano alcançaram o nível desejável de leitura, o que corresponde a 500 alunos da Rede Municipal. 

Os resultados mostram que há equidade na educação de Benevides, pois 49% foi também o resultado obtido por meio da Parceria Pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). 

Outro avanço aponta que 70% das crianças que estão no 5º ano alcançaram o nível de fluência, isto significa que elas estão lendo, escrevendo e interpretando.   

Para Cássia de Lima, professora e articuladora do Programa Alfabetizando Benevides Criança, e formadora do ciclo básico de alfabetização, o sistema de ensino do professor tem sido fundamental para esse desenvolvimento. 

“O professor é o agente modelador da sala de aula. Para que o aluno tenha e sinta desejo pela leitura, o professor tem que ser um bom leitor. A gente considera que o nosso passo a passo da sala de aula precisa ter leitura, leitura no contexto escolar, ou seja, a gente coloca o professor como um leitor modelo, onde ele faz a leitura como molde para que as crianças vejam como é que se lê com entonação e com fluência. Depois, ele faz a leitura no individual e no coletivo. Nós acompanhamos todas as prática de sala de aula do primeiro ao terceiro ano, atividades de fluência de leitura. Isso significa que de segunda a sexta o professor precisa ter fluência dentro da sala de aula, além dos jogos de alfabetização e todas as disciplinas que estão interligadas para alfabetizar, vendo isso como uma premissa, não somente em Benevides, mas a nível nacional, e o que nós queremos é ter todas as nossas crianças alfabetizadas até os sete anos de idade”, afirma. 

Em Benevides, é feito exame oral de leitura das crianças e as gravações são ouvidas por profissionais para avaliar a fluência dos alunos.

O teste é aplicado por meio de duas iniciativas educacionais, sendo uma por meio do Programa ABC, para as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e outra por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), exclusivamente para as crianças do 2º ano, alcançando cerca de 900 estudantes. 

No decorrer de 2024, serão aplicadas 5 avaliações de fluência leitora para as crianças. 

De acordo com Mara Simone, professora e articuladora do Alfabetiza Pará e da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) em Benevides, esse compromisso é resultado de um trabalho coletivo no processo de alfabetização das crianças.

“Tudo isso só é possível porque nós também temos um investimento do trabalho em rede, em parceria com o regime de colaboração com o Estado e município, em regime de colaboração nacional também, então há uma articulação para que todo esse investimento seja alcançado na alfabetização na idade certa. Então, com tudo isso, com todo esse trabalho que tem acontecido na nossa rede municipal de Benevides, a gente tem conseguido alcançar grandes resultados, junto com os professores, com os gestores, coordenadores, profissionais da educação da SEMED, parceiros e toda a nossa comunidade escolar. Nós temos uma gestão muito forte que acredita nesse potencial dos professores e acima de tudo no potencial das nossas crianças”, disse.  

Benevides tem investido também em materiais didáticos que servem de suporte para as crianças e professores, além de formação contínua específica para alfabetizadores, fatores que tem sido essenciais para o fortalecimento da política de alfabetização municipal. 

Benevides avança numa educação de qualidade, e com a união da rede municipal, parceiros e comunidades escolar, tem garantido às crianças o direito de ler, escrever e interpretar na Idade Certa.