Aprova Benevides promove Aula Guiada no Museu Emílio Goeldi com foco em vivência prática e preparação para o vestibular
Aulão reuniu 170 alunos e 25 servidores em atividade pedagógica com foco em temas de Redação, Ciências Humanas e Natureza
Secom
A Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV), realizou na última quarta-feira, 2 de julho de 2025, a terceira edição da Aula Guiada do cursinho Aprova Benevides, com visita às instalações do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. A iniciativa pedagógica reuniu 170 estudantes e 25 servidores dos polos Centro e Murinin, com o objetivo de proporcionar experiências práticas de aprendizagem e reforçar os conteúdos exigidos nos principais vestibulares do país.
Durante a visita, os estudantes foram guiados pelos próprios professores do Aprova Benevides, que abordaram temas das disciplinas de Redação, Geografia, História, Sociologia e Ciências Naturais em locais estratégicos do museu, como a Rocinha, o Observatório das Aves, o Aquário e o Centro de Exposição. “A proposta é sair da sala de aula e mostrar como o conteúdo teórico está presente no cotidiano. Tudo vira aprendizado quando você mostra o mundo real para os alunos”, explicou o professor Adrielson dos Santos, coordenador do Aprova Benevides - Polo Centro.
A estudante Ana Beatriz, de 17 anos, que sonha cursar Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA), destacou a importância da iniciativa:
“Foi uma experiência incrível. Ver como o que estudamos na sala se entrelaça com a ciência e a pesquisa foi fascinante. Aprendi muito sobre preservação e os impactos humanos na biodiversidade. O que mais gostei foram as técnicas de conservação. Os professores mostraram muita paixão pelo que fazem.”
A atividade também marcou os participantes por sua abordagem sensível e conectada à realidade. Para Kamilly Victória, aluna do cursinho, o diferencial está na metodologia:
“As aulas guiadas do cursinho fazem total diferença. Elas preparam a gente pra entrar na universidade abordando conteúdo de uma forma diferente. A gente não fica só no conteúdo teórico. É uma troca real que envolve debates, temas importantes, nos ajudando a ligar o que a gente estuda com o mundo lá fora, com a vida real, olhando para as situações com mais senso crítico. E ter profissionais de qualidade caminhando com a gente faz total diferença. Professores que se importam e que nos ensinam com verdade e com propósito. É diferente de tudo que já tinha vivido em sala de aula.”
A Aula Guiada foi idealizada pela professora de Literatura Iara Sousa, em 2023, com uma proposta inicial voltada ao contato dos estudantes com a arte e a história local. Na primeira edição, cerca de 120 alunos participaram. Em 2024, o roteiro foi ampliado com visitas ao centro histórico de Belém e ao Mangal das Garças, reunindo 150 alunos. Neste ano, a escolha pelo Museu Goeldi se deu pela diversidade de conteúdos que podem ser abordados em um só local.
Nicolas Silva, aluno do Aprova Benevides que se prepara para ingressar na UFPA, também comemorou a experiência:
“A visita no museu foi sensacional! A gente tá falando de um dos maiores centros de pesquisa da Amazônia. A gente precisa de arcabouço cultural, histórico e científico pra se dar bem no vestibular. Não haveria ambiente melhor para esta aula. Foi uma forma de exemplificar tudo aquilo que a gente tem aprendido nos últimos meses no cursinho Aprova Benevides. Essa é uma prova de que o cursinho da Prefeitura apresenta as melhores oportunidades para cada aluno realizar o sonho de acessar a universidade.”
De acordo com o secretário municipal de Juventude, Miguel Sepêda, o investimento em atividades como essa tem dado resultados concretos:
“O Aprova Benevides é mais do que um cursinho preparatório. É um projeto de transformação social. E os números estão aí para provar: só neste ano, tivemos 98 aprovações em universidades públicas, com vários primeiros lugares! Além da aprovação em cursos como Medicina, Letras, Engenharia de Alimentos e muito mais.”
A Aula Guiada acontece uma vez por ano, sempre na primeira semana de julho, como parte da metodologia de ensino diferenciada do Aprova Benevides, que alia conteúdo didático à vivência prática, incentivando a autonomia, o senso crítico e o protagonismo juvenil.