Professores da Rede Municipal de Ensino, recebem curso de capacitação em educação para o trânsito seguro
A formação é parte do Projeto “Educação que Transforma Vidas”, desenvolvido pelo DETRAN em parceria com as secretarias de educação, tanto estadual quanto municipal
Secom
Nesta semana, os professores das Escolas Janete Lopes, Antonina Garcia, Santa Maria Bertilla, CMEI Berço da Liberdade e CMEI Izaura de Queiroz receberam formação sobre educação para o trânsito. Essas escolas fazem parte de um projeto piloto. A formação é parte do Projeto “Educação que Transforma Vidas”, desenvolvido pelo DETRAN em parceria com as secretarias de educação, tanto estadual quanto municipal. Teve início em Belém, sendo estendido para os Municípios de Benevides e Marituba, os três primeiros selecionados para esta primeira fase, e visa capacitar educadores para promover um trânsito mais seguro.
A formadora, pedagoga do DETRAN, Geisa Acácia Tavares, realizou uma interação com os professores, abordando a importância do convencimento para que a educação no trânsito se torne uma prática efetiva e transformadora, promovendo hábitos seguros e conscientes entre os alunos, ressaltando que agora é tema integrado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o que antes era somente parte do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 74, que “estabelece que a educação para o trânsito é um direito de todos e um dever prioritário dos componentes do Sistema Nacional de Trânsito. § 1º É obrigatória a existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito”.
“Diante dessa necessidade, enquanto pedagoga do Detran e também professora na rede estadual, identifiquei a importância de oferecer essa formação, com o objetivo de capacitar os professores, incentivando sua participação no projeto. Contamos com a parceria da Secretaria de Educação, que abraçou o projeto, e com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, o que tem possibilitado o desenvolvimento de uma segunda etapa”, disse a formadora Geisa Tavares.
As crianças irão receber material educativo nas escolas, no qual irá conter um caderno pedagógico e um livreto com atividades temáticas sobre trânsito, que podem ser utilizados no processo interdisciplinar, em diversas disciplinas. O projeto, inicialmente, abrange a educação infantil (pré-2) e os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
“A formação sobre trânsito é muito útil, e vai colaborar na educação de nossas crianças, inclusive para conscientizá-los da importância de ter um trânsito seguro para todos”, disse uma professora.
O foco principal do material educativo é formar cidadãos conscientes, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores ou passageiros, visando o desenvolvimento de um comportamento seguro e a redução de acidentes, mortes e lesões no trânsito.