Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

Casa do Cidadão faz emissão de RG

Novo documento facilita inclusão de outros dados e é mais seguro contra falsificação. A primeira via é gratuita

19/02/2021 09h36 - Atualizada em 19/02/2021 12h38

A Prefeitura de Benevides, por meio da Casa do Cidadão, é o local ideal para quem deseja emitir a nova Carteira de Identidade. A emissão do novo RG pode ser solicitada por quem vai emitir o documento pela primeira vez ou para aqueles que desejam a segunda via.Sidney Morais - Assistente administrativo da Polícia Civil

A primeira via do documento é emitida gratuitamente. A partir da segunda via, é necessário pagar taxa de R$35,35.

Na Casa do Cidadão são feitos cerca de 40 carteiras de identidade por dia. O assistente administrativo, representante da Polícia Civil no local, reforça que não é necessário fazer filas no local.

“O atendimento é bem ágil. Não é preciso fazer filas aqui na frente, ou chegar de madrugada. Nós fazemos os procedimentos em diferentes setores  para atender o maior número de pessoas”, disse Sidney Morais.

Para o RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento original. Também é preciso levar duas fotos 3x4 recentes, além de comprovante do residência.  A primeira via da identidade é isenta de taxa, mas a partir da segunda via, é necessário pagar R$35,35. A isenção só é válida para quem apresenta boletim de ocorrência, em função de furto ou roubo.

Para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, são ofertadas duas isenções diárias, mediante avaliação da assistente social, da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS).

Elaine de Souza, 28 anos, moradora do bairro do Maguari, foi à Casa do Cidadão para emitir o RG da filha, a pequena  E.V de dois anos. “O atendimento aqui foi super rápido. Vim fazer o RG da minha filha porque pediram para fazer a matrícula na creche. Cheguei quase 10 horas da manhã e logo fui atendida. Já estou pensando em vir renovar meu RG, porque o meu ainda é o antigo”, completou a dona de casa.

O novo RG também conta com um QR Code, para garantir a autenticidade do documento. O cidadão também pode optar por colocar o nome social no documento, sem a necessidade de alteração no registro civil.

O RG é entregue em 48 horas, de 8h ao meio dia.

Serviço

A Casa do Cidadão está localizada na Rua Pinto Braga S/N, bairro Centro. O atendimento é de segunda à sexta feira, de 8h às 14 horas.