Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

Concessionária de energia oferece descontos para cadastrados no CadÚnico

Cerca de 16 mil famílias de Benevides podem participar do programa que oferece descontos de até 60% na tarifa de energia elétrica

01/03/2021 11h52 - Atualizada em 01/03/2021 15h13

A Prefeitura Municipal de Benevides, em parceria com a Equatorial Energia convoca famílias de baixa renda do município para participarem no programa de descontos na energia elétrica.

Em Benevides, mais de 16 mil famílias tem perfil para participar do Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que oferece até 60% de desconto na conta de energia. O número é baseado na quantidade de cidadãos Benevidenses inscritos no Programa Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.

Para participar, é obrigatório estar inscrito no CadÚnico. O(a) interessado (a), deve se dirigir até a sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), com RG, CPF e comprovante de energia elétrica.

O representante da Concessionária explica que não é necessário ter a unidade consumidora no nome, mas é fundamental apresentar a conta original e ter renda de até três salários mínimos.

A pessoa pode morar alugada, ter o comprovante de energia em nome de terceiros, mas o cadastro precisa ser no nome dela. Após a inscrição é feito uma avaliação de acordo com a renda da família e o desconto é concedido automaticamente”, disse Francês Gomes, representante da EQUATORIAL ENERGIA

O coordenador do CadÚnico em Benevides, Eduardo Teixeira, explica que quem não está cadastrado no programa, deve procurar a sede da SEMTEPS ou se deslocar ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo.Eduardo Teixeira, coordenador do CadÚnico Benevides

É muito importante estas famílias estarem cadastradas, porque podem receber benefícios de vários programas do Governo Federal. Quem ainda não é cadastrado é só comparecer ao CRAS mais próximo com RG, CPF, Título de eleitor e comprovante de residência, além da documentação pessoal dos demais familiares”, conta.

Com a inscrição no CadÚnico, o usuário pode ter acesso à programas sociais como o Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica ou Identidade Jovem (ID JOVEM).

O que é necessário para ter a Tarifa Social?

- Ser inscrito no CadÚnico (que concede o número do NIS) com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50)

- Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa;

Informações sobre o NIS – para fazer o cadastro na Tarifa Social, é importante que o NIS esteja ativo. E, para saber se o cadastro ainda está ativo, o cliente pode ligar para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania: 0800 707 2003 ou consultar a validade do NIS pelo aplicativo para smartphones, Meu CadÚnico, disponível para Android e IOS.

Atendimento:

A Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS) fica localizada na Rua Paul Begot, 236, Centro. O atendimento acontece de 8h às 14 horas.