Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

Prefeitura de Benevides entrega cestas básicas para famílias atendidas pelo CRAS/CREAS

Os alimentos fazem parte da campanha de arrecadação da SEMMAT e foram doados por empresas e população do município para ajudar famílias impactadas pela pandemia do coronavírus.

30/03/2021 10h21 - Atualizada em 31/03/2021 08h41

Para amenizar o impacto da pandemia, a Prefeitura Municipal de Benevides, através da Secretaria Municipal de Promoção Social (SEMTEPS), iniciou a entrega de cesta básica de alimentos para  famílias  atendidas  pelo  CRAS, CREAS  e Conselho  Tutelar. Famílias cadastradas no CRAS foram beneficiadas

Os alimentos foram doados por empresas, comerciantes e moradores do município, e foram arrecadadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT).

“Essa parceria com empresas privadas está conseguindo levar alimento para famílias que estão em vulnerabilidade social e reforça o sentimento de união da população de Benevides”, frisa o titular da SEMMAT, Leonardo Paniagua.

As cestas foram distribuídas as famílias pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar do município, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

F.M. da Silva, 35 anos, mora em uma comunidade localizada no bairro Terceira Travessa. Ela recebeu na porta de casa a cesta com alimentos. Mãe de quatro filhos, ela vive da agricultura familiar. “A gente come apenas o que planta, porque moramos longe do centro da cidade e não tenho condições financeiras de comprar alimentos. Essa cesta vai ajudar muito. Muito obrigado à prefeitura e a todos que doaram”, disse a dona de casa.

A assistente social da SEMTEPS, Catarina Leite, destaca a importância da iniciativa solidária.

“O CRAS é a porta de entrada da assistência social do nosso município e tudo que vier para somar é muito bem vindo. As doações sempre fazem diferença na vida do outro.”

A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, agradeceu a participação da população na ação solidária. “Muito obrigado a cada um que ajudou com alimentos; os comerciantes e as empresas parceiras. Isso demonstra o sentimento do nosso povo em ajudar o próximo”, disse.

Ainda segundo a SEMTEPS, não existem links, número de contato ou outro meio eletrônico para o atendimento, todas as famílias atendidas (em sua maioria não recebem bolsa família) estão descobertas do Programa de Transferência de Renda e foram identificadas pelas equipes da Secretaria Municipal

O CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é o órgão responsável por coordenar a atenção social básica. O local tem o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade que precisem de auxílio social. Quem deseja se inscrever no Bolsa Família ou em outros programas do governo, deve se dirigir ao CRAS e solicitar atendimento. A unidade conta com assistentes sociais e agentes da prefeitura para auxiliar na realização do Cadastro Único.

Benevides tem dois polos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), na sede e no distrito de Murinim:

- CRAS FLORES: Rua Leão Delgado, Bairro das Flores

- CRAS MURINIM: Rua Santa Catarina, 162, distrito de Murinim