Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

Comunidade do Juquiri recebe a primeira ação itinerante “Prefeitura Mais Presente” de 2023

04/02/2023 17h55 - Atualizada em 04/02/2023 18h44

A Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), iniciou no último sábado, 04, a ação itinerante “Prefeitura Mais Presente”, na EMEIF Raimundo Gilson, na comunidade Juquiri, no distrito do Murinin.

A ação vem com o objetivo de levar serviços importantes para a população, como emissão de RG, emissão de passe fácil e alistamento militar em lugares distantes do centro da cidade, para que a prefeitura se faça ainda mais presente em todas as localidades do município.

Também foram feitos diversos tipos de orientações sobre serviços socioassistenciais, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), como: atendimento via serviço de proteção integral a família (PAIF), atualização e inclusão de CAD Único, cadastramento na plataforma Um Milhão de Oportunidades, que conta com o selo UNICEF, cadastramento de currículos e inscrições em cursos profissionalizantes. Além de várias palestras, atividades de convivência e oficinas.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a ação também leva serviços como: vacinação, testes rápidos, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial, emissão de cartão do SUS, orientações sobre o Centro de Saúde da Mulher e da Criança e orientações sobre saúde bucal com a entrega de kits.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI), esteve presente levando serviços como cadastramento para produtores rurais, agendamento de visitas técnicas e distribuição de kits de sementes.

A Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), também participou do evento, levando educação ambiental, por meio dos jogos ambientais, com prêmios em mudas de plantas para os adultos e kits de pintura para as crianças.

“Nós sabemos da dificuldade que as pessoas têm de se locomover até o centro para, por exemplo, emitir um RG ou tomar vacinas, e assim nós trabalhamos interligados com outras secretarias para levar esses serviços a áreas descentralizadas do município. O objetivo é que a cada mês possamos levar essas ações para outras comunidades distantes do centro da cidade”, comenta a secretária do trabalho e promoção social, Luiza Solon.

Edna Lima, moradora da comunidade do Juquiri, comenta sobre como se sente feliz com a realização de um evento que leva serviços tão necessários para mais perto da comunidade:  “A minha filha tirou identidade e meu pai está tirando alguns documentos, está sendo uma ação muito importante, não só pra mim, como para toda a comunidade. Nos sentimos privilegiados, porque antes nunca veio uma ação como essa, então, é uma oportunidade excelente, pra gente que não mora no centro, ter acesso a esses serviços em um local mais próximo de casa. Nós sentimos a prefeitura mais presente aqui e ficamos muito felizes”, disse Edna.

A ação atendeu famílias inteiras da comunidade do Juquiri e pretende atender muito mais em outras localidades de Benevides e dos distritos. É a Prefeitura mais presente em todos os cantos do município.