Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

Unidos pela Vida: O Dia D da Campanha de Doação de Sangue em Benevides

30/06/2023 10h24 - Atualizada em 30/06/2023 10h49

A solidariedade e a generosidade são qualidades fundamentais para a construção de uma sociedade mais humana e consciente. Com o objetivo de promover a doação de sangue e conscientizar a população sobre a importância desse ato, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), realizou na última terça-feira, 27, o tão aguardado "Dia D" da campanha de doação de sangue. Neste dia especial, 234 pessoas compareceram para doar, contribuindo para salvar 636 vidas.

Cíntia de Jesus, aproveitou o “Dia D” para doar sangue pela segunda vez: “Eu tenho muita gratidão em poder participar dessa campanha maravilhosa e saber que eu posso estar colaborando para salvar vidas, inclusive vidas daqui de Benevides.”

Após a doação, o sangue é armazenado no Hemopa, onde é feita uma análise mais detalhada, se estiver tudo certo, ele é distribuído para hospitais, dentre outros destinatários, como a UPA de Benevides que já faz o serviço de transfusão de sangue quando é necessário. Todos os doadores tem uma amostra do sangue examinado, e após 7 dias eles podem ter acesso a essa análise comparecendo ao posto de coleta mais próximo com algum documento com foto.

A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Muitas pessoas dependem deste gesto generoso para receber transfusões que são essenciais em situações de emergência, cirurgias, tratamentos de doenças graves e outras condições médicas. Infelizmente, os estoques de sangue nem sempre são suficientes para suprir toda a demanda, principalmente nesta época do ano, tornando a doação regular um requisito fundamental.

O "Dia D" da campanha de doação de sangue em Benevides foi um grande exemplo de mobilização social e solidariedade.