Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

Eleição do Conselho Tutelar de Benevides reforça compromisso com a proteção das crianças e adolescentes

01/10/2023 21h08 - Atualizada em 27/10/2023 10h44

Neste domingo, 01, os cidadãos de Benevides se uniram para participar de um evento crucial para o município: a eleição do Conselho Tutelar.

A eleição do Conselho Tutelar é um evento periódico, e a participação ativa dos eleitores é fundamental para garantir que os membros eleitos possuam as habilidades e valores necessários para cumprir essa importante função.

O Promotor de Justiça da Infância e Adolescência de Benevides, Márcio Leal Dias, fala sobre o processo que envolve a eleição: “A eleição foi pulverizada e ocorreu em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral com o fornecimento de urnas eletrônicas, dando a oportunidade a quem estivesse cadastrado na justiça eleitoral a participar desse processo decisório que é a representação social em um conselho de grande importância como é o da infância e da juventude”, ele também destaca a importância da participação da sociedade neste ato democrático e de extrema importância: “A importância é a população sair de sua casa ao domingo e participar desse processo democrático, para escolher os representantes dessa rede de proteção que é a voz da sociedade dentro dessa rede do Sistema de Garantia de Direto, que envolve principalmente a gestão municipal, com CREAS e também com a participação do Conselho do Tutelar dentro dessa rede, que é uma rede ampla, que envolve o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Sociedade Civil, que é o principal destinatário.”

As 5 candidatas eleitas foram: Vanilze Santos com 959 votos, Ileana Rodrigues com 725 votos, Janeth Silva com 648 votos, Cleia Siqueira com 541 votos e Professora Juliana Damasceno com 400 votos. Para mandato de 2024 a 2027.

Márcia Góes, Presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Benevides e Presidente da Comissão do Processo de Escolha, fala da importância deste momento para Benevides, a cidade das crianças: “Benevides, como a cidade da primeira infância, sai ganhando com um processo que mostrou a força da organização da atual gestão. Conseguimos ter 10 urnas eletrônicas, 10 polos de votação, cada polo contando com uma média de 10 pessoas colaborando. Então para a cidade das crianças a gente pode usar uma frase que me enche de orgulho: foi um processo feito com muitas mãos.  Muita gente colaborando, ajudando, dando um pouquinho de si, divulgando e falando da importância da eleição. Batemos recordes de eleitores nas urnas e isso é muito significativo, estou muito feliz também com a resposta da comunidade porque a participação deles faz toda a diferença.”

Este é um momento de união e solidariedade, destacando o comprometimento do nosso município com a proteção das crianças e adolescentes, que são o futuro da cidade. O Conselho Tutelar, juntamente com a Prefeitura, continuará desempenhando um papel vital na construção de uma Benevides mais segura e acolhedora para todos os seus jovens cidadãos.