Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social

Encontro da rede de serviços de Benevides encerra as atividades do “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”

14/12/2023 09h22

Na manhã da última terça-feira, 12, aconteceu no auditório Breno Cardoso da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), o encontro da rede de serviços do município, marcando o encerramento das atividades do "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". O evento foi marcado por diálogos e ações, onde se discutiu intensamente o aprimoramento da rede local de apoio às vítimas de violência.

“Que a gente busque soluções, que a gente lute e se empenhe mais para fazer do nosso município livre da violência contra a mulher”, destacou a secretária da SEMTEPS, Luíza Solon.

Representantes dos setores debateram passos fundamentais para fortalecer a rede de apoio, destacando a importância de acolher, atender, identificar, encaminhar e acompanhar as mulheres em situação de vulnerabilidade. A colaboração conjunta visa não apenas oferecer suporte imediato, mas também criar um ambiente seguro e solidário para as mulheres de Benevides.

A ocasião contou com a presença de Márcia Jorge, representante da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), que trouxe contribuições valiosas para as discussões e reforçou o compromisso do governo estadual na luta pela proteção e empoderamento das mulheres.

“É por isso que a gente afirma a necessidade que mulheres ocuparem espaços de poder e decisão, para que tenhamos a diferença nas políticas públicas para mulheres, que são necessárias em uma realidade que violenta e retira os direitos das mulheres”, disse Márcia.

Além disso, ao longo dos 21 dias de ativismo, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do município promoveram uma série de atividades. Estas ações visaram não apenas conscientizar, mas também oferecer suporte e orientação às mulheres, fortalecendo assim a rede de apoio já existente.

O encontro representou um passo importante na construção de uma cidade mais consciente, empática e comprometida com a segurança e o bem-estar das mulheres, reforçando o compromisso coletivo de combater todas as formas de violência de gênero em Benevides.